O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou, nesta semana, a execução de uma adutora de interligação entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira e o Centro de Reservação do São Jorge. A nova rede tem uma extensão de 4,5 mil metros e faz parte da interligação do anel hidráulico entre os três sistemas de abastecimento de água de Uberlândia. A ligação da nova adutora ocorrerá em uma rede de recalque já existente que sai da ETA Sucupira na altura da BR050.
De acordo com o diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, a interligação dos sistemas com a nova adutora visa proporcionar a segurança hídrica para Uberlândia, garantindo a continuidade do abastecimento na cidade. “Com esta obra, interligamos os três sistemas de abastecimento com os Centros de Reservação nas regiões de Uberlândia, assim conseguimos manter um abastecimento contínuo, mesmo quando tivermos que fazer alguma parada de manutenção em uma das nossas três estações”, disse.
A nova adutora será executada em polietileno de alta densidade (PEAD), material que tem vida útil superior a 100 anos. A nova rede terá diâmetro de 630 mm e será executada pela Cosam Engenharia Ltda, vencedora do processo licitatório na modalidade menor preço global. A obra tem investimento de R $13.172.638,54 e prazo de execução para o segundo semestre de 2023.
Sistemas de Abastecimento
Uberlândia conta com três sistemas de abastecimento: Sucupira, Bom Jardim e Capim Branco. Cada sistema conta com captação, tratamento e distribuição próprios. A ETA Sucupira tem a sua captação no rio Uberabinha, a ETA Bom Jardim no Ribeirão Bom Jardim e a ETA Capim Branco no rio Araguari. Os três sistemas têm capacidade de produção de água atual de 5,2 mil litros por segundo, suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes, o dobro da população atual conforme censo do IBGE.