Notícias

Prefeitura apresenta exposição em celebração ao ano do bicentenário da Independência

Parte da história do país pode ser no Museu Municipal contemplada até meados de abril de 2023 na mostra “Independências no Brasil: outros 200, outras histórias”
8 de dezembro de 2022
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) iniciou, nesta semana, a exposição “Independências no Brasil: outros 200, outras histórias”. A mostra ficará disponível no Museu Municipal até meados de abril de 2023, na Sala de Exposições Temporárias.

No ano do bicentenário da Independência do Brasil, o espaço permite aos visitantes uma imersão ao passado do país. Por meio de objetos selecionados do acervo histórico, o Museu oferece ao público reflexões sobre os limites da liberdade que foi alcançada quando o Brasil se tornou politicamente independente de Portugal, em 1822.

Prefeitura apresenta exposição em celebração ao ano do bicentenário da Independência 1
Constituição de 1824

                 Arquivo Museu Municipal
Prefeitura apresenta exposição em celebração ao ano do bicentenário da Independência 2
Carta Patente de José Rezende dos Santos – 1895
Arquivo Museu Municipal

Museu Municipal

O edifício do Museu, conhecido como Palácio dos Leões, fica na Praça Clarimundo Carneiro, no bairro Fundinho. Esta obra-prima de Uberlândia foi construída entre os anos de 1916 e 1917, pelo empreiteiro e construtor Cypriano Del Fávero e tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal em 1985. Antes de se tornar o Museu da cidade, o local abrigou a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.

Por um breve período, a estrutura também serviu de biblioteca. Mas foi em 1994 que o município ganharia, em definitivo, um espaço cultural para exibir, com zelo e doses de orgulho, a história da nossa região para toda a população, por meio do vasto acervo composto de objetos de uso cotidiano que retratavam aspectos da vida urbana e rural dos moradores, revelando as mentalidades, os hábitos e costumes da comunidade.

Prestigie!

O quê: exposição Independências no Brasil: outros 200, outras histórias

Onde: Museu Municipal (Praça Clarimundo Carneiro, 67 – Fundinho)

Quando: até meados de abril de 2023

Visitação: segunda a sexta-feira, das 10h ao meio-dia e das 14h às 16h

Contato para visitas monitoradas: (34) 3214 0068

Veja Também