A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) iniciou, nesta semana, a exposição “Independências no Brasil: outros 200, outras histórias”. A mostra ficará disponível no Museu Municipal até meados de abril de 2023, na Sala de Exposições Temporárias.
No ano do bicentenário da Independência do Brasil, o espaço permite aos visitantes uma imersão ao passado do país. Por meio de objetos selecionados do acervo histórico, o Museu oferece ao público reflexões sobre os limites da liberdade que foi alcançada quando o Brasil se tornou politicamente independente de Portugal, em 1822.
Museu Municipal
O edifício do Museu, conhecido como Palácio dos Leões, fica na Praça Clarimundo Carneiro, no bairro Fundinho. Esta obra-prima de Uberlândia foi construída entre os anos de 1916 e 1917, pelo empreiteiro e construtor Cypriano Del Fávero e tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal em 1985. Antes de se tornar o Museu da cidade, o local abrigou a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.
Por um breve período, a estrutura também serviu de biblioteca. Mas foi em 1994 que o município ganharia, em definitivo, um espaço cultural para exibir, com zelo e doses de orgulho, a história da nossa região para toda a população, por meio do vasto acervo composto de objetos de uso cotidiano que retratavam aspectos da vida urbana e rural dos moradores, revelando as mentalidades, os hábitos e costumes da comunidade.
Prestigie!
O quê: exposição Independências no Brasil: outros 200, outras histórias
Onde: Museu Municipal (Praça Clarimundo Carneiro, 67 – Fundinho)
Quando: até meados de abril de 2023
Visitação: segunda a sexta-feira, das 10h ao meio-dia e das 14h às 16h
Contato para visitas monitoradas: (34) 3214 0068