Notícias

Uberlândia apresenta cases na I Conferência Planificação da Atenção à Saúde

Prefeitura participa de evento promovido pelo Ministério da Saúde, Conass e Hospital Albert Einstein nesta segunda e terça-feira
12 de dezembro de 2022

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participa, nesta segunda (12) e terça-feira (13), da I Conferência Planificação da Atenção à Saúde. O evento ocorre de forma virtual e é organizado pelo Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein, a fim de promover e compartilhar as experiências e evidências sobre as boas práticas desenvolvidas pelos municípios no Sistema Único de Saúde (SUS).                                       

 Várias experiências foram submetidas pela secretaria municipal, sendo que o relato da experiência da Organização do fluxograma de atendimento ao recém-nascido com anquiloglossia (língua presa) e o teste da linguinha como prevenção ao desmame precoce está entre as ações apresentadas nas discussões da Conferência.

 “Há cinco anos, a Atenção Primária de Uberlândia está trabalhando constantemente com a planificação da saúde para levar o melhor atendimento à população. As equipes desenvolvem ações em várias frentes de atenção, sempre empenhadas no que a comunidade precisa. O resultado deste trabalho vemos nesta Conferência, com vários trabalhos sendo referência de boas práticas para outras cidades”, destacou o secretário de saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha.

Além desta experiência apresentada, outras experiências positivas de Uberlândia foram submetidas, aprovadas pela comissão científica e serão publicadas nos anais do evento. Entre elas estão: estão a Integração da vigilância epidemiológica e prevenção de óbito materno infantil, a Assistência aos pacientes com Fibromialgia na Atenção Primária a Saúde, a Supervisão clínica à saúde da pessoa idosa, a Abordagem multidisciplinar a um idoso sem autonomia funcional, Tratamento de qualidade para autistas pelo SUS, entre outros.

Planificação da Atenção Primária à Saúde

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) vem desenvolvendo, há mais de 15 anos, a Planificação da Atenção Primária à Saúde, uma proposta que vai além de capacitações, mas de desenvolvimento da atenção primária por meio de mudanças efetivas na atitude e nos processos de trabalho dos profissionais.

As ações foram divididas em vários eixos, como: Qualidade e segurança do paciente na Rede de Atenção à Saúde, a Assistência em cuidados paliativos na Rede de Atenção à Saúde, A organização da atenção à saúde mental na Atenção Primária à Saúde, o Território e a gestão de base populacional e o Cuidado integrado entre Atenção Primária à Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada e Atenção Hospitalar na atenção às condições crônicas.

Veja Também