Notícias

Castramóvel Itinerante começa atendimentos gratuitos em Tenda dos Morenos

Serviço de microchipagem complementa ação que visa beneficiar cerca de 300 cães e gatos
12 de dezembro de 2022

O Castramóvel Itinerante estacionou nesta segunda-feira (12) na Tenda dos Morenos, zona rural do município, para promover gratuitamente a castração e microchipagem de cães e gatos, que é uma espécie de RG que facilita a identificação e evita o abandono.  A ação de política pública idealizada pela Prefeitura tem a estimativa de realizar, inicialmente, cerca de 300 procedimentos na região, até quarta-feira (14).

O veículo equipado para as cirurgias está estacionado na Sede Social Gregório Pereira de Melo – Conselho Rural Tenda do Moreno, com acesso via trecho de estrada de terra. Os moradores também são orientados quanto aos cuidados pré-operatórios (confira lista abaixo). O serviço é realizado em animais já cadastrados previamente. O agendamento é confirmado por meio de SMS ou telefonema para o tutor do animal.

Cadastro Tenda dos Morenos

Os formulários podem ser encontrados na mercearia da Tenda dos Morenos    e preenchidos pelos tutores que residem na comunidade ou regiões vizinhas. Mesmo que o Castramóvel fique na região até quarta (14), os cadastros que vão sendo realizados serão atendidos nas próximas ações de castração, assim que o veículo itinerante retornar ao local. Agendados os procedimentos, a Prefeitura ressalta que os tutores serão notificados por telefone ou SMS com orientações e informações de data, horário e local do procedimento.

<strong>Castramóvel Itinerante começa atendimentos gratuitos em Tenda dos Morenos</strong><strong></strong> 1
Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Importância da Castração

O suporte médico veterinário é feito por clínicas credenciadas. A iniciativa visa o controle das zoonoses e da taxa de natalidade indesejada, minimizar o abandono, conscientizar a população e permitir melhor acompanhamento dos animais.

O estudante de enfermagem Vinicius Henrique compareceu com dois cães, e aprovou o trabalho. “Fiquei sabendo por meio de indicação de um amigo e achei muito interessante o trabalho dos veterinários. Tem muito acolhimento quando chegamos, e tratam os animais com muito carinho”, destacou.

O gerente de projetos e execução de políticas públicas na área de proteção e bem-estar animal, Amado Junior, reforça que o atendimento nas comunidades é pensado estrategicamente e complementa a ação iniciada em agosto na área urbana e em novembro na zona rural.

“Na Tenda dos Morenos, atendemos toda a região da comunidade rural de Chácaras Andorinhas e Assentamento Vitória. A maioria dos animais desses locais vivem soltos ou semi-domiciliados, daí a grande importância para evitar procriação e ninhadas indesejadas e, assim, evitarmos abandonos e preservar a qualidade de vida das pessoas e animais”, pontuou.

<strong>Castramóvel Itinerante começa atendimentos gratuitos em Tenda dos Morenos</strong><strong></strong> 2
Fotos: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Suporte e etapas

Totalmente gratuitos, os atendimentos começam com checagem do cadastro e assinatura de termo de responsabilidade. Os animais são submetidos a avaliação com médico veterinário antes da anestesia. Estando aptos, são encaminhados para o centro cirúrgico situado no Castramóvel. Em seguida, são encaminhados para sala de pós-operatório, onde permanecem por cerca de uma hora, até despertarem.

A gestão municipal também oferece gratuitamente: roupas cirúrgicas para fêmeas, colar Elizabetano para machos e medicação completa de ampla duração. O médico veterinário Douglas Alves Pereira, pontuou a importância do projeto.

“A adesão do pessoal tem sido uma resposta muito boa. Não só visando o controle de natalidade, mas conseguimos com esse trabalho promover uma série de outros benefícios que impactam diretamente no contexto de saúde pública. A Prefeitura tem dado, tanto para o projeto quanto para os tutores, um respaldo muito grande e, talvez, o principal seja a microchipagem que permite um controle de tudo que é feito e o que venha acontecer com esses animais”, afirmou.

Área urbana

Além do Castramóvel, as esterilizações acontecem em toda cidade. O município já castrou mais de 3 mil cães e gatos, desde a assinatura da ordem de serviço – em 22 de agosto deste ano – que firma parceria com a mesma Ong e com a Clínica Veterinária Pet House para a realização do procedimento em animais resgatados pelas instituições e protetores.

Cuidados pré-operatório para cães e gatos:

– Como a castração é uma cirurgia, o animal deve estar em boas condições físicas, não pode estar com diarreia ou vômito. A avaliação final será feita pelo veterinário.

– No dia da cirurgia, o animal deverá estar de jejum de água e alimentos pelo menos 8h antes.

– Todos os caninos devem estar de coleira e guia para evitar brigas e fugas; os menos sociáveis, com focinheira.

– Felinos devem ser levados em caixas apropriadas de transporte para evitar fugas.

– O tutor ou responsável pelo animal deverá apresentar documento de identificação com foto.

– Animais com idade entre 5 meses e 8 anos.

– Recomenda-se dar banho nos caninos um dia antes da cirurgia, para eliminação de pulgas e carrapatos.

– Levar manta ou cobertor para manter o animal aquecido após a cirurgia.

Veja Também