Notícias

Exposições “Caminhos dos Presépios” estão disponíveis para visitação

A magia e o encanto do Natal estão presentes na Casa da Cultura, Oficina Cultural, Museu Municipal e Centro Municipal de Cultura
12 de dezembro de 2022
Foto: Cleiton Borges – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Dentro da programação natalina da cidade de Uberlândia a exposição “Caminhos dos Presépios”, se encontra aberta para visitação em quatro espaços da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, sendo eles a Casa da Cultura, Oficina Cultural, Museu Municipal e Centro Municipal de Cultura até o dia 6 de janeiro e divididas nas categorias “Tradicional” e “Não tradicional”, além de um presépio extra feito por uma artista convidada.

Na categoria “Tradicional”, estão presentes presépios que obrigatoriamente apresentem os 14 personagens da narrativa:  Menino Jesus, virgem Maria, são José, os três reis magos, dois pastores, anjo, ovelha, galo, jumento, boi e estrela guia. Mas não foi necessária uma montagem clássica, no entanto todas as figuras devem aparecer na cena.

Já na categoria “Não tradicional” não é preciso ter todos os personagens, mas deve obedecer a seguinte especificação: as dimensões máximas de espaço ocupado são de 2 metros x 2 metros, com altura de 2 metros da peça mais alta e variação de 1,5 metro da peça mais baixa. A escolha das personagens contempladas no trabalho foi livre.

O objetivo é dinamizar e preservar a criação autoral de presépios natalinos, proporcionando um espaço para exposição dos trabalhos dos artistas locais e da região, despertando a criatividade e a memória das tradições populares do Natal.

Na Casa da Cultura estão expostos os presépios:

– Página da Vida por Beth Shimaru

– Na Lata por Alessandra Cunha – Ropre

– Natal em Termos de Guerra por Gilson Carrijo

– Fios que Contam Histórias por Maria Amélia Penteado

– Presépio Autoral por Darli de Oliveira (artista convidada)

Na Oficina Cultural, Hélio Siqueira apresenta seu Presépio Autoral. Já no Museu Municipal, os Presépios da América Latina, da colecionadora Marília Brasileiro Teixeira Vale é a atração natalina.

E no Centro Municipal de Cultura cinco presépios podem ser admirados:

– Presépio Tradicional Mineiro por Candinho (área externa)

– Menino Jesus do Sertão por Vânia Armanda

–  Cantiga para Amamentação por Paulo de Carvalho

– Jesus Amazônico, o reconciliador por Cíntia Cardoso

–  Presépio de Roca por Hélio Siqueira

Veja Também