Em comemoração ao Dia Nacional do Cego, a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) promove na próxima terça-feira (13), mais uma ação de inclusão, com o plantio e cultivo de mudas e espécies de plantas em uma área no Parque do Sabiá, de frente ao Espaço Saúde, denominada ‘Jardim Sensorial’. O plantio será às 10h, com a participação de deficientes visuais atendidos pelo projeto de orientação, mobilidade e caminhada orientada, oferecido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, no Parque do Sabiá. Em seguida haverá um momento de confraternização, que marcará o encerramento das atividades no ano..
Segundo a profissional de educação física da Futel, Marilena Bucci, idealizadora do jardim sensorial, a iniciativa é bastante positiva. “Além de marcar a comemoração dessa importante data, o jardim oferecerá a deficientes visuais a oportunidade de plantar, manusear e sentir o cheiro de diversas plantas, como hortelã, alecrim, menta, orégano, capim-cidreira e arruda. É uma forma de trabalhar o tato, olfato e até mesmo o paladar”, explicou.
“O espaço será cuidado diariamente pelos deficientes visuais atendidos pelo projeto de orientação, mobilidade e caminhada orientada, algo que os deixou bastante empolgados”, ressaltou.
Orientação e mobilidade
Somente em 2022, o projeto de orientação, mobilidade e caminhada orientada atendeu 20 pessoas com cegueira total ou parcial, das quais três já alcançaram a total independência. A atividade é oferecida no Parque do Sabiá, de terça a quinta-feira, das 8h às 12h30, em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi) e a Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo (Adevitrim), entidades responsáveis por encaminhar as pessoas com deficiência visual à Futel.
Outra iniciativa bastante importante são os passeios de bicicleta Tandem oferecidos gratuitamente no Parque do Sabiá, de terça a sexta-feira, das 10h às 15h, por meio da “Bike do Bem”, iniciativa que faz parte do Projeto “UDIBike Parques”. A bicicleta Tandem é utilizada por duas pessoas ao mesmo tempo (e ambas precisam pedalar), sendo que o guia fica na frente e a pessoa com deficiência visual atrás.
“A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem muitas iniciativas que fazem toda a diferença no dia a dia das pessoas com deficiência visual. Com isso, elas se tornam mais confiantes, felizes e independentes”, completou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.