Notícias

Futel promove plantio de mudas no Jardim Sensorial na próxima terça (13)

Evento no Parque do Sabiá marca comemoração ao Dia Nacional do Cego
12 de dezembro de 2022

Em comemoração ao Dia Nacional do Cego, a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) promove na próxima terça-feira (13), mais uma ação de inclusão, com o plantio e cultivo de mudas e espécies de plantas em uma área no Parque do Sabiá, de frente ao Espaço Saúde, denominada ‘Jardim Sensorial’. O plantio será às 10h, com a participação de deficientes visuais atendidos pelo projeto de orientação, mobilidade e caminhada orientada, oferecido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, no Parque do Sabiá. Em seguida haverá um momento de confraternização, que marcará o encerramento das atividades no ano..

Segundo a profissional de educação física da Futel, Marilena Bucci, idealizadora do jardim sensorial, a iniciativa é bastante positiva. “Além de marcar a comemoração dessa importante data, o jardim oferecerá a deficientes visuais a oportunidade de plantar, manusear e sentir o cheiro de diversas plantas, como hortelã, alecrim, menta, orégano, capim-cidreira e arruda. É uma forma de trabalhar o tato, olfato e até mesmo o paladar”, explicou.

“O espaço será cuidado diariamente pelos deficientes visuais atendidos pelo projeto de orientação, mobilidade e caminhada orientada, algo que os deixou bastante empolgados”, ressaltou.

Orientação e mobilidade

Somente em 2022, o projeto de orientação, mobilidade e caminhada orientada atendeu 20 pessoas com cegueira total ou parcial, das quais três já alcançaram a total independência. A atividade é oferecida no Parque do Sabiá, de terça a quinta-feira, das 8h às 12h30, em parceria com a Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia (Adeviudi) e a Associação dos Deficientes Visuais do Triângulo (Adevitrim), entidades responsáveis por encaminhar as pessoas com deficiência visual à Futel.

Outra iniciativa bastante importante são os passeios de bicicleta Tandem oferecidos gratuitamente no Parque do Sabiá, de terça a sexta-feira, das 10h às 15h, por meio da “Bike do Bem”, iniciativa que faz parte do Projeto “UDIBike Parques”. A bicicleta Tandem é utilizada por duas pessoas ao mesmo tempo (e ambas precisam pedalar), sendo que o guia fica na frente e a pessoa com deficiência visual atrás.

“A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem muitas iniciativas que fazem toda a diferença no dia a dia das pessoas com deficiência visual. Com isso, elas se tornam mais confiantes, felizes e independentes”, completou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.

Compartilhe:

Veja Também