Notícias

Coleta Seletiva tem aumento de 14,7% até novembro de 2022

Ecocaminhão recolheu 3.599 toneladas de material reciclado desde janeiro; são 461 toneladas a mais que o mesmo período do ano anterior
13 de dezembro de 2022

A Coleta Seletiva do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) registrou um aumento de 14,7% no número de materiais recicláveis arrecadados de janeiro a novembro de 2022, no comparativo ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros 11 meses de 2021, foram coletadas 3.138 toneladas neste período. Em 2022, a coleta seletiva já recolheu cerca de 3.599 toneladas. Os reutilizáveis mais coletados são o papel (39%) e o vidro (39%), seguidos pelo plástico (13%), o metal (8%) e outros (1%).

O supervisor de resíduos sólidos do Dmae, Arthur Rosa Públio, avalia o crescimento como positivo e destaca as ações de conscientização da autarquia. “Observamos um aumento de um ano para o outro devido à ampliação da coleta seletiva e também a adesão contínua da população a partir da educação ambiental que realizamos durante todo o período”, explicou.  

A conscientização feita pela equipe de coleta seletiva do Dmae ocorre por meio de ações porta a porta com a distribuição de panfletos nas residências. A equipe ensina sobre a separação do lixo e auxilia no conhecimento da população sobre o serviço. Já o ‘ecocaminhão’ recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal). O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar, avisando os moradores que a coleta seletiva está passando próximo à residência.

Coleta Seletiva

O serviço de coleta seletiva em Uberlândia atende 61 bairros, em dias específicos, de acordo com a programação que pode ser conferida aqui. A orientação é colocar os materiais recicláveis a partir das 8h (manhã), 13h30 (tarde) e 17h (noite), sempre na calçada. Pelo contato (34) 3228-7744 é possível tirar dúvidas, sugerir e relatar problemas sobre a coleta seletiva nos bairros.

Compartilhe:

Veja Também