Notícias

Professores da rede municipal de ensino participam de capacitação sobre primeiros socorros

Workshop, que contou com a participação de profissionais da Secretaria Municipal de Educação, abordou a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes
13 de dezembro de 2022

Com foco na capacitação de profissionais que atuam na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a participação de servidores no curso “Primeiros Socorros nas Escolas: Educar para Salvar”. O workshop, que aconteceu ao longo do último sábado (12), foi organizado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC/UFU), e a Escola Técnica de Saúde (ESTES/UFU).

“Foi uma oportunidade para que professores e demais funcionários da educação infantil e ensino fundamental pudessem aprender sobre as formas de atuação em situações hipotéticas de acidentes dentro do ambiente escolar. Tivemos uma ótima adesão dos participantes preenchendo todas as vagas disponibilizadas e creio que possibilitará ações adequadas quando se fizerem necessárias”, contou a secretária de Educação, Tania Toledo.

O curso teve por objetivo capacitar os participantes em habilidades referentes ao reconhecimento, avaliação e priorização dos primeiros socorros. Cada uma das Escolas de Educação Infantil (EMEIs) foram representadas por três professores, enquanto as Escolas de Ensino Fundamental tiveram, cada uma, dois professores indicados pelos respectivos diretores da unidade escolar.

Para a professora Eliana Maria, que participou da capacitação, o evento conseguiu abranger diversas nuances dentro da temática exposta. “Foi muito rico, bem organizado. Pudemos participar de várias oficinas e exposições sobre os tipos de acidentes. Os professores ainda tiveram a chance de sanar todas as dúvidas que apareciam. Espero que seja um assunto mais vezes trabalhado para que tenhamos uma noção mínima de atuação junto aos alunos”, refletiu.

Todos os servidores que estiveram presentes na UFU para a capacitação receberam certificado após o encerramento do workshop. Posteriormente, serão ministrados novos cursos semelhantes para atender os profissionais que não tiveram oportunidade de participar do encontro.

Veja Também