Notícias

Dmae conclui meta para o ano com a substituição 35 mil hidrômetros

Troca de medidores atende portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)
15 de dezembro de 2022

Neste ano, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) alcançou a meta e substituiu 35 mil hidrômetros em Uberlândia na semana passada. A troca atende a portaria do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que prevê a verificação ou substituição dos medidores com sete anos ou mais de uso. A autarquia segue realizando substituições corretivas.

A cidade conta com um parque de hidrômetros com mais de 202 mil medidores instalados em imóveis residenciais, comerciais e industriais. A substituição alcançou 100% do previsto. As substituições foram realizadas nos cinco setores da cidade. Nos últimos dias as trocas estiveram concentradas nos bairros Custódio Pereira, Cidade Jardim, Santa Mônica, Jardim Patrícia e Luizote de Freitas. 

De acordo com o coordenador do núcleo de hidrometria do Dmae, José Augusto Alves da Silva, o objetivo foi concluído antes do final do ano. “Agora seguimos com trocas corretivas e com a substituição de medidores em que tivemos alguma dificuldade como morador não encontrado”, explicou. 

Silva também lembrou que a substituição tem caráter preventivo e garante a precisão do consumo nas residências, comércios e indústrias. “Além de atender a portaria do Inmetro, mantemos a eficiência na aferição do consumo”, afirmou.

 A troca do medidor é gratuita, os moradores recebem antecipadamente a notificação junto à conta de água, avisando sobre o serviço. O trabalho é realizado por técnicos do Dmae, identificados com crachá, uniforme e veículo (motocicleta) da autarquia. Caso o morador tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com o setor de hidrometria pelo número 115.

Compartilhe:

Veja Também