Notícias

Prefeitura capacita profissionalmente mais de 4,6 mil pessoas em 2022

Mais de 1,4 mil concluintes foram inseridos no mercado de trabalho; na ocasião, também foi apresentado o balanço do Sine deste ano
15 de dezembro de 2022

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), realizou, na tarde desta quinta-feira (15), no saguão do Centro Administrativo Municipal, a entrega dos certificados de conclusão dos cursos profissionalizantes de 2022 foi feita pelo prefeito Odelmo Leão e pela secretária responsável pela pasta, Iracema Marques.

Neste ano, foram 4.670 concluintes, sendo 3.129 mulheres e 1.541 homens. Ao todo, foram inseridos no mercado de trabalho formal e informal 1.494 concluintes dos cursos profissionalizantes. Desde 2017, a gestão municipal ultrapassou as 22,3 mil pessoas capacitadas, auxiliando na promoção de renda, emprego e qualidade de vida à população. Deste quantitativo, 7.522 profissionais ingressaram no mercado de trabalho.

“Sabemos da importância de uma boa oportunidade para o nosso povo ter acesso a renda e, para isso, é preciso se preparar. Os cursos profissionalizantes são motivos de orgulho para nós, pois são uma ferramenta de êxito e que conseguimos oferecer em vários equipamentos sociais de forma gratuita. Parabenizo a todos que estão se formando, aos instrutores e toda a equipe da Prefeitura que trabalha diariamente para tornar oportunidades possíveis. Nosso trabalho é de sermos facilitadores para que as coisas aconteçam na vida das pessoas”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

A secretária à frente da pasta, Iracema Marques, comentou sobre este momento ímpar na vida de cada formando. “Para todos nós da Prefeitura, é um momento de imensa alegria. Poder ajudar essas pessoas na qualificação que possibilita a inserção no mercado de trabalho e a terem oportunidades de renda. Trabalhamos no sentido de observar as tendências e, com isso, preparamos profissionais capacitados para atenderem a demanda exigida. Além disso, temos parceria com diversas empresas que possibilitam uma maior abrangência e uma atualização permanente dos cursos que disponibilizamos”, pontuou.

A formanda Joana Alves Pereira realizou o curso de Gastronomia na unidade do Lagoinha. Para ela, a qualificação obtida já abriu novos horizontes. “Foi muito importante para mim esta capacitação, pois já abriu portas. Hoje, tenho meu pequeno empreendimento no segmento de alimentação. A turma foi excelente. Os instrutores nos ajudaram muito. Só tenho que agradecer à Prefeitura por esta possibilidade. Indico a capacitação a todos”, frisou. 

<strong>Prefeitura capacita profissionalmente mais de 4,6 mil pessoas em 2022</strong> 1
Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Em 2022, foram ofertadas 93 modalidades de cursos profissionalizantes gratuitos nas seguintes áreas: Automotiva, Beleza, Gestão Empresarial, Tecnologia, Gastronomia e Design de Moda, em todos os Centros Profissionalizantes e no Complexo Social Bairro Maravilha.

Parceiros

A Prefeitura de Uberlândia conta com diversas parcerias que contribuem para a melhoria e atualização dos cursos, acompanhando a modernização e tendências do mercado de trabalho, bem como ampliando as oportunidades de empregabilidade, são elas: CDL, Senac, Acta, Sindimetal, Callink, Cofap, Magnetti Marelli, Metal Leve, Nakata Automotiva, Sampel, SYL, Tecfil e Teneco.  

Os cursos são voltados àqueles com mais de 16 anos, nível de escolaridade compatível com a especificidade de cada curso e renda familiar de, no máximo, três salários mínimos. As pessoas interessadas devem procurar um dos centros profissionalizantes a partir de fevereiro de 2023 para realizar a inscrição.

Empregabilidade

Ainda durante o evento, foram apresentados resultados anuais de outros equipamentos e iniciativas viabilizadas pela Sedesth, como o Sistema Nacional de Emprego (Sine).  A Diretoria de Formação Profissional e Geração de Emprego e Renda, realizou neste ano: 33.243 atendimentos ao Trabalhador, 21.096 vagas de empregos, 3.429 atendimentos ao Empregador, 4.641 trabalhadores admitidos no mercado de trabalho, 1.353 currículos, 330 empresas realizaram Processo Seletivo de na unidade do SINE, atendendo 11.516 trabalhadores para entrevistas e 5.672 Postagens do Seguro Desemprego.

Ao longo do ano, o Sine também sediou duas Feiras de Oportunidades de Empregos, com a participação de 1065 trabalhadores e 60 empresas, 2.760 vagas de emprego e 296 trabalhadores em processo de admissão. Em setembro, a gestão municipal realizou o 1° Mega Feirão de Empregos, na Arena Sabiazinho, com a participação de 4.200 trabalhadores e 123 empresas, 8.791 vagas de emprego e 1.047 trabalhadores em processo de admissão.

Centros Profissionalizantes:

Centro de Referência Profissionalizante Planalto

Endereço: Rua do Jardineiro, 360

Telefone: 3257-3795

Centro de Referência Profissionalizante Lagoinha

Endereço: Rua São Francisco de Assis, 1070

Telefone: 3226-6968

Centro de Referência Profissionalizante Luizote

Endereço: Rua Antônio Rufino Borges, 165

Telefone: 3228-7520

Centro de Referência Profissionalizante Morumbi

Endereço: Avenida José Maria Ribeiro, 897

Telefone: 3232-3060

Centro de Referência Profissionalizante Campo Alegre

Endereço: Avenida Cordilheira dos Andes, 1015

Telefone: 3227-3767

Centro Profissionalizante Tocantins

Endereço: Rua Renato José Luiz, 90

Telefone: 3217-9462

Veja Também