Notícias

Programa Buriti do Dmae inicia plantio de 18.750 mudas nativas do Cerrado

Nova temporada visa a recuperação aproximada de 19 hectares em APPs de 12 propriedades rurais
16 de dezembro de 2022

Nesta semana, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) por meio do Programa Buriti iniciou a temporada 2022 de plantio de mudas nativas do cerrado na zona rural de Uberlândia. Ao todo serão plantadas 18.750 mudas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) em 12 propriedades, preservando uma área aproximada de 19 hectares.

O plantio visa ampliar a área de nascentes e de vegetação às margens das bacias dos rios Uberabinha Araguari e Ribeirão Bom Jardim.  A ação começou na Fazenda da Saudade, localizada às margens do Rio Araguari. A propriedade vai receber 2,2 mil mudas que farão a recomposição vegetal em uma área aproximada de dois hectares. O plantio ocorre no período chuvoso por reunir condições favoráveis ao crescimento da muda. As equipes fazem o coroamento (limpeza ao redor da muda), aplicação de calcário, adubo, formicida e gel hidroretentor.

Para o supervisor do Programa Buriti, Masterson Ferreira, o plantio é uma etapa importante das iniciativas de recuperação de áreas de APPs, uma vez que o espaço que foi cercado e protegido, agora recebe novas espécies nativas do Cerrado para a recomposição vegetal do local. “Nosso objetivo é concluir essa etapa de plantio até 29 de dezembro, e no ano que vem seguimos com a manutenção e acompanhamento do crescimento das mudas; é um trabalho contínuo”, afirmou.

Programa

O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação em 2008, o Programa Buriti já executou o plantio de 501 mil mudas nativas, cercamento de aproximadamente 627 mil metros lineares e mais de 7 mil horas-máquina de trabalho com a realização de barraginhas, terraceamento, curva de nível e readequação de estradas vicinais. Com estas ações, aproximadamente 6,9 mil hectares de Área de Preservação Permanente (APP) foram preservados. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.

Veja Também