Depois de atender a comunidade da Tenda dos Morenos, zona rural de Uberlândia (clique aqui), o Castramóvel estará nesta quarta (21), no Distrito de Tapuirama, realizando a castração e microchipagem de cães e gatos previamente cadastrados. (veja abaixo).
O veículo equipado para as cirurgias estará estacionado em frente ao Sindicato de Tapuirama, localizado na rua Governador Valadares, 174. O atendimento acontece das 8h às 17h. O tutor interessado que reside em algum distrito do município, poderá fazer o cadastro nos locais abaixo.
Cadastramento em Tapuirama e demais Distritos
Os cadastros para a castração de cães e gatos dos tutores que residem nos Distritos de Uberlândia já estão sendo feitos de forma presencial. As fichas cadastrais para a castração e microchipagem já podem ser preenchidas nos locais abaixo:
Martinésia:
·Mercearia do Francisquinho – Av. Luzia Alves Borges, 48
·Escola Municipal Antônio Martins da Silva – Av. Luzia Alves Borges s/n°
·Lucélia – Rua. Eletério Batista, 6
Miraporanga
·Sargento Jairo – Rua Abadia, 381
·Escola Municipal Domingas Camin – Av. do Comércio, 263
Cruzeiro dos Peixotos
·Devanir – Av. José Camin, 490
Tapuirama
·Suzicarlei – Rua Melo Montes, 195
Os cadastros que vão sendo realizados serão atendidos nas próximas ações de castração, assim que o veículo itinerante retornar ao local. Agendados os procedimentos, a Prefeitura ressalta que os tutores serão notificados por telefone ou SMS com orientações e informações de data, horário e local do procedimento.
Suporte e etapas
Totalmente gratuitos, os atendimentos começam com checagem do cadastro e assinatura de termo de responsabilidade. Os animais são submetidos a avaliação com médico veterinário antes da anestesia. Estando aptos, são encaminhados para o centro cirúrgico situado no Castramóvel. Em seguida, são encaminhados para sala de pós-operatório, onde permanecem por cerca de uma hora, até despertarem.
A gestão municipal também oferece gratuitamente: roupas cirúrgicas para fêmeas, colar Elizabetano para machos e medicação completa de ampla duração. O médico veterinário Douglas Alves Pereira, pontuou a importância do projeto.
“A adesão do pessoal tem sido uma resposta muito boa. Não só visando o controle de natalidade, mas conseguimos com esse trabalho promover uma série de outros benefícios que impactam diretamente no contexto de saúde pública. A Prefeitura tem dado, tanto para o projeto quanto para os tutores, um respaldo muito grande e, talvez, o principal seja a microchipagem que permite um controle de tudo que é feito e o que venha acontecer com esses animais”, afirmou.
Área urbana
Além do Castramóvel, as esterilizações acontecem em toda cidade por meio de parceria com a SOS Pet e com a Clínica Veterinária Pet House para a realização do procedimento em animais resgatados pelas instituições e protetores.
Cuidados pré-operatório para cães e gatos:
– Como a castração é uma cirurgia, o animal deve estar em boas condições físicas, não pode estar com diarreia ou vômito. A avaliação final será feita pelo veterinário.
– No dia da cirurgia, o animal deverá estar de jejum de água e alimentos pelo menos 8h antes.
– Todos os caninos devem estar de coleira e guia para evitar brigas e fugas; os menos sociáveis, com focinheira.
– Felinos devem ser levados em caixas apropriadas de transporte para evitar fugas.
– O tutor ou responsável pelo animal deverá apresentar documento de identificação com foto.
– Animais com idade entre 5 meses e 8 anos.
– Recomenda-se dar banho nos caninos um dia antes da cirurgia, para eliminação de pulgas e carrapatos.
– Levar manta ou cobertor para manter o animal aquecido após a cirurgia.