Notícias

Arena Beach Tennis e portaria Jardim Sabiá estão entre as principais obras realizadas pela Futel em 2022

Outros destaques do ano são importantes projetos implantados no Parque do Sabiá
21 de dezembro de 2022
Divulgação Futel / PMU

Ao longo deste ano, vários projetos foram implantados e obras realizadas pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), em espaços voltados ao lazer e à prática de atividades físicas. As melhorias e iniciativas buscam, sobretudo, proporcionar ainda mais conforto, saúde, diversão e qualidade de vida à população, em especial os frequentadores do Parque do Sabiá.

Em relação às obras, um dos destaques foi a construção da Arena Beach Tennis, instalada próximo à entrada do Tibery, com quatro quadras de beach tennis e uma de peteca. O espaço foi inaugurado em agosto, às margens da represa, próximo à entrada do Tibery, em uma área de 1.255 metros quadrados. As cinco quadras têm alambrados, utilizam areia 65/70 e podem ser utilizadas gratuitamente pela população.

Também foi inaugurada nesse ano, em setembro, a portaria Jardim Sabiá, construída próximo à antiga piscicultura, com 27,68 m². A nova portaria tem revestimento e piso em porcelanato, portões de acesso para pessoas com deficiência e iluminação interna e externa de LED.

O Parque do Sabiá também passou a contar com seis novos banheiros em 2022: dois ao lado das piscinas (um masculino e um feminino), dois no campo Sabiazinho (um masculino e um feminino) e dois em frente ao Jardim Sabiá (um masculino e um feminino), todos nos mesmos padrões dos demais, ou seja, são acessíveis a pessoas com deficiência física e contam com portas de alumínio, soleira em granito andorinha e bancada da pia em granito andorinha com cuba de embutir.

<strong>Arena Beach Tennis e portaria Jardim Sabiá estão entre as principais obras realizadas pela Futel em 2022</strong> 1
Divulgação Futel / PMU

Em andamento

Além da portaria Jardim Sabiá, já entregue, o Parque do Sabiá receberá em breve mais três importantes benefícios: quadra oficial de tênis, quiosque de convivência e portaria do bairro Tibery, que integram um pacote de obras, que estão em execução, por meio de convênio entre a Prefeitura de Uberlândia e o Ministério do Turismo.   

Manutenções

<strong>Arena Beach Tennis e portaria Jardim Sabiá estão entre as principais obras realizadas pela Futel em 2022</strong> 2
Divulgação Futel / PMU

Além das obras executadas ao longo do ano, a Prefeitura de Uberlândia manteve manutenção periódica em todos os espaços da Futel, como o Estádio Parque do Sabiá, a Arena Sabiazinho, o UTC, núcleos e poliesportivos. Os serviços realizados nestes locais incluem pinturas, reparos, trocas de lâmpadas, substituição de alambrados, podas, irrigação em gramados, entre muitos outros.

“A Prefeitura de Uberlândia cuida muito bem de todos os seus espaços e tem feito importantes investimentos para deixá-los ainda mais completos e atrativos. O Parque do Sabiá é um ótimo exemplo disso, pois diversas obras foram concluídas ao longo de 2022, enquanto outras foram iniciadas e ficarão prontas em breve, como a quadra de tênis e a nova portaria do Tibery”, ressaltou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.

Projetos implantados

<strong>Arena Beach Tennis e portaria Jardim Sabiá estão entre as principais obras realizadas pela Futel em 2022</strong> 3
Divulgação Futel / PMU

O ano de 2022 também contou com a implantação de importantes projetos no Parque do Sabiá. Em julho, o principal cartão postal de Uberlândia passou a contar com “UDIBike Parques”, que disponibiliza bicicletas de uso coletivo para quem deseja pedalar pela ciclofaixa, de terça a sexta-feira, das 10h às 16h. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Saúde e Equilíbrio, por meio de recursos captados junto a empresas privadas, através da Lei de Incentivo ao Esporte, do Governo Federal, com apoio da Futel.

Em setembro, o projeto foi ampliado e passou a contar com a “Bike do Bem”, que oferece a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida passeios gratuitos em três bicicletas adaptadas. Os passeios são realizados de terça a sexta-feira, das 10h às 16h, e aos sábados, das 9h às 12h, com a presença de um condutor capacitado.

Outra iniciativa bastante importante foi a implantação de uma base móvel de saúde no Parque do Sabiá, com funcionamento aos fins de semana e feriados. A base, implantada por meio de um acordo de cooperação entre a Futel e a Udicor Gestão em Saúde, funciona doze horas por dia (das 8h às 20h aos sábados e das 6h à 18h aos domingos e feriados), ao lado do Espaço Saúde, com profissional de enfermagem de plantão e viatura com enfermeiro e condutor socorrista.

 “Sem dúvidas, o ano de 2022 foi marcante para a Futel, com a realização de importantes obras e a implantação de ótimos projetos, capazes de beneficiar gratuitamente pessoas das mais diversas faixas etárias. Esse é mais um exemplo da seriedade do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia em prol de toda a população do município”, completou Zanatta.

Veja Também