Notícias

Castramóvel Itinerante retorna atendimentos gratuitos em Tapuirama

Mais de 180 cães e gatos locais devem ser beneficiados com política pública
21 de dezembro de 2022

A quarta-feira (21) é de atenção extra à saúde animal com a presença do Castramóvel Itinerante no distrito de Tapuirama. O veículo da Prefeitura de Uberlândia promove gratuitamente a castração e microchipagem de cães e gatos. O suporte médico veterinário é feito por clínicas credenciadas. A iniciativa visa o controle das zoonoses e da taxa de natalidade indesejada, minimizar o abandono, conscientizar a população e permitir melhor acompanhamento dos animais. Os atendimentos são realizados próximo ao Sindicato de Tapuirama.

A política pública atendeu ao distrito em duas datas de novembro, somando 134 atendimentos. Mais 62 procedimentos deverão ser realizados com a nova visita, focando animais já cadastrados previamente e com confirmação via SMS ou ligação para os tutores. A zootecnista Verônica Fernandes é dona de cinco cadelas, e retornou ao Castramóvel para garantir o atendimento aos animais que aguardavam estarem aptas ao procedimento.

<strong>Castramóvel Itinerante retorna atendimentos gratuitos em Tapuirama</strong><strong></strong> 1

“Aqui na região abandonam muitos animais, inclusive a cadela mãe das que eu trouxe foi abandonada na fazenda, e nasceram quatro. É um projeto muito importante para quem não tem condições de levar na cidade e nem pagar uma castração”, pontuou.

Quem também aprovou o serviço itinerante nos distritos é a autônoma Joice Aparecida Santos, que chegou cedo com a cadela Lessie. “É um belo projeto da Prefeitura aqui para Tapuirama, porque são muitos cachorros soltos nas ruas, e só assim vamos ter controle de cada um desses animais. O atendimento está bom, está sendo uma boa ação pois nunca tivemos um projeto desses”, disse.

Para o gerente de projetos e execução de políticas públicas na área de proteção e bem-estar animal, Amado Júnior, a saúde pública é atendida em totalidade com a iniciativa. “Nossa intenção em Uberlândia é focarmos nos principais pilares que são: a castração, combate ao abandono e a educação, que juntas resolvem o problema e fazem atendermos nosso município da melhor maneira possível, evitando zoonoses”, destacou.

<strong>Castramóvel Itinerante retorna atendimentos gratuitos em Tapuirama</strong><strong></strong> 2
 Fotos: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Suporte e etapas

Totalmente gratuitos, os atendimentos começam com checagem do cadastro e assinatura de termo de responsabilidade. Os animais são submetidos a avaliação com médico veterinário antes da anestesia. Estando aptos, são encaminhados para o centro cirúrgico situado no Castramóvel. Em seguida, são encaminhados para sala de pós-operatório, onde permanecem por cerca de uma hora, até despertarem.

A gestão municipal também oferece gratuitamente: roupas cirúrgicas para fêmeas, colar Elizabetano para machos e medicação completa de ampla duração

Área urbana

Além do Castramóvel, as esterilizações acontecem em toda cidade. O município já castrou mais de 3 mil cães e gatos, desde a assinatura da ordem de serviço – em 22 de agosto deste ano – que firma parceria com a mesma Ong e com a Clínica Veterinária Pet House para a realização do procedimento em animais resgatados pelas instituições e protetores.

Cuidados pré-operatório para cães e gatos:

– Como a castração é uma cirurgia, o animal deve estar em boas condições físicas, não pode estar com diarreia ou vômito. A avaliação final será feita pelo veterinário.

– No dia da cirurgia, o animal deverá estar de jejum de água e alimentos pelo menos 8h antes.

– Todos os caninos devem estar de coleira e guia para evitar brigas e fugas; os menos sociáveis, com focinheira.

– Felinos devem ser levados em caixas apropriadas de transporte para evitar fugas.

– O tutor ou responsável pelo animal deverá apresentar documento de identificação com foto.

– Animais com idade entre 5 meses e 8 anos.

– Recomenda-se dar banho nos caninos um dia antes da cirurgia, para eliminação de pulgas e carrapatos.

– Levar manta ou cobertor para manter o animal aquecido após a cirurgia.

Veja Também