Notícias

#

Dmae coloca Uberlândia em destaque no saneamento em nível nacional

Cidade é a segunda do brasil no ranking do Trata Brasil; Programa Buriti de preservação de nascentes também foi premiado pelo Ministério do Meio Ambiente
22 de dezembro de 2022

Uberlândia segue como referência nacional em saneamento básico ao conquistar a segunda posição em nível nacional e a primeira de Minas Gerais, no ranking de 2022 do Instituto Trata Brasil. Também neste ano, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) através do Programa Buriti foi premiado pelo Ministério do Meio Ambiente, ficando em segundo lugar na categoria Melhores Práticas de Sustentabilidade na 9ª edição do Prêmio A3P.

<strong>Dmae coloca Uberlândia em destaque no saneamento em nível nacional</strong> 1

Para seguir à frente das demandas da cidade em saneamento, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realiza diversas ações de melhorias dentro dos cinco pilares do saneamento básico. Iniciativas que vão desde a ampliação das adutoras de abastecimento de água tratada, reforma e execução de novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) nos distritos, ampliação da telemetria e automação nos reservatórios e estações elevatórias, plantio de mudas nativas em áreas de nascentes, mutirão de limpeza e ações de educação ambiental nas escolas e instituições.

Para o diretor geral do Dmae, Adicionaldo dos Reis Cardoso, o reconhecimento da autarquia é consequência de uma gestão municipal que se antecipa ao crescimento da cidade, com investimentos contínuos e do empenho dos colaboradores do Dmae no atendimento à população. “Estamos investindo na execução do anel hidráulico, garantindo a segurança hídrica para Uberlândia no abastecimento e na reforma da ETE Uberabinha para atender a demanda no tratamento de esgoto conforme o crescimento habitacional”, afirmou.

Confira algumas das ações realizadas em 2022
 
–Nova Pintura da área externa cobrindo uma área de 2,5 mil metros quadrados da Estação de Tratamento de Água Bom Jardim, que ganhou também nova Identidade Visual.
 
— Instalação de trecho de 500 metros de adutora entre os bairros Mansour e Luizote de Freitas. A nova tubulação com 570 mm de diâmetro substituiu a antiga que apresentava pontos de corrosão.
 
— Instalação de 16 novos Pontos de Controle de Qualidade (PCQ) da Água e reforma de quatro.
 
— Instalação de automação e telemetria em 13 estações elevatórias de esgoto e nos reservatórios de água. Ao todo 39 unidades já contam com o novo sistema. Serviço também está sendo implementado na ETA Bom Jardim.
 
— Instalação uma nova adutora de água tratada na avenida Rondon Pacheco com extensão de 1,2 mil metros e 570 mm de diâmetro, que substituiu a antiga por apresentar pontos de desgaste e corrosão.
 
— Execução de um poço artesiano com 250 metros de profundidade no Distrito do Cruzeiro dos Peixotos. Ampliando a produção de água no distrito para 12 metros cúbicos por hora.
 
— Reforço de cinco novos caminhões de hidrojateamento nos serviços de manutenção de rede de esgoto com tanque de 20 mil litros, potência de 250 a 330cv e mangote de sucção e lança articulada.
 
— Instalação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta tipo modular no distrito de Martinésia, com capacidade para atender 800 habitantes.
 
— Execução de uma nova rede coletora de esgoto com 3.100 metros de extensão e 300 mm, que vai interligar a elevatória do bairro Morumbi ao emissário de esgoto, na marginal da BR365, Km622.
 
— Homenagem especial a 26 profissionais que trabalham com reciclagem e coleta seletiva em razão do Dia Internacional da Reciclagem.
 
–Execução de um dreno no Parque do Sabiá na entrada do Santa Mônica, com 60 metros de extensão e 250 mm de diâmetro, para canalizar a água da mina até a lagoa do parque.
 
— Manutenção em 127 bocas de lobo, consistindo na desobstrução, retirada de entulhos e eliminação de criadouros do Aedes Aegypti, em parceria com o CCZ.
 
— Plantio de 59 mil mudas nativas do cerrado dentro do Programa Buriti – Iniciativa visa a recuperação de 59 hectares em APPs de 23 propriedades às margens dos rios Araguari e Ribeirão Bom Jardim.
 
— Plantio de 10,6 mil mudas e execução de 3 mil metros e cerca nas áreas de nascentes e mata ciliares dos rios Araguari, Uberabinha e Ribeirão Bom Jardim. Ação em parceria com a Associação da Bacia Hidrográfica do Araguari (Abha Gestão de Águas)
 
— Plantio de 450 mudas e ampliação da área de preservação em 5 mil metros quadrados no sítio Recanto das Águas. Ação é resultado de uma parceria especial entre o Programa Buriti e a Unimed.
 
— Mutirão de limpeza do Parque Linear do Lagoinha, incluindo a troca de óleo de cozinha e recicláveis por brindes. Ação conjunta do Dmae através do Peac e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.
 
— Substituição de 35 mil hidrômetros em atendimento à portaria do Inmetro.
 
— Tarifa social que conta com 2.426 famílias cadastradas. Benefício oferecido em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth).
 
— Ampliação de 10 para 15 cabines da plataforma de atendimento ao público na sede do Dmae. O espaço conta também com dois guichês exclusivos para atendimento preferencial e dois para solicitação de ligação nova de água.
 
– Refim Extra Dmae, programa de negociação de débitos em atraso que oferece desconto de até 100% sobre juros e multas e condições de parcelamento em até 36 vezes.
 
 — Apresentação oficial dos novos veículos que vão reforçar o atendimento da autarquia nos serviços de manutenção nas redes de água e esgoto. O incremento na frota conta com 40 motocicletas, 4 caminhões basculantes, 3 caminhões ¾, 5 retroescavadeiras e 1 caminhão com guindaste hidráulico.
 
— Execução de uma nova rede de drenagem pluvial no bairro Saraiva na avenida Manoel dos Santos, melhorando o escoamento da água de chuva entre as avenidas João Naves de Ávila e Rondon Pacheco.

— 733  manutenções em bocas de lobo realizado pelo setor de Drenagem Pluvial nos cinco setores da cidade de Uberlândia.

— Instalação de bocas de lobos dupla e um grelhão, além da execução de caixas de passagem na avenida Manoel dos Santos.

— Produção de 16,9 milhões de metros cúbicos de água em um ano de operação da ETA Capim Branco.

— Execução de mais de 19,5 mil metros de cerca de proteção em APPs em 11 propriedades rurais atendidas pelo Programa Buriti.

— Conclusão e início do funcionamento do bolsão de contenção de águas pluviais no Morumbi, reduzindo significativamente os alagamentos nas vias do bairro.

– Ação de preservação do Programa Buriti com cercamento e plantio de mudas em uma propriedade do Exército a 24 Km da zona urbana, às margens do Ribeirão Bom Jardim.
 
— Parceria entre o Buriti e a empresa ADM para plantio de 3 mil mudas em áreas de preservação permanente (APP), na zona rural de Uberlândia.
 
— Nas comemorações dos 55 anos do Dmae, servidores da autarquia fizeram o plantio simbólico de 55 mudas de Ipês na captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Branco.
 
— Comemoração dos 55 anos do Dmae com homenagem aos servidores mais antigos da autarquia e aos primeiros aposentados.
 
— Premiação do Programa Buriti com o segundo lugar na 9ª edição do Prêmio A3P, do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, do Ministério do Meio Ambiente.
 
— Início da instalação de uma nova adutora com 4,5 mil metros de extensão, interligando a Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira e o Centro de Reservação do São Jorge, obra integra o anel hidráulico entre os três sistemas de abastecimento.
 
— Aumento do material recolhido pela Coleta Seletiva em 14,7% no comparativo de janeiro a novembro de 2022, e 2021, respectivamente.
 
— Instalação de um sistema de videomonitoramento em tempo real nas 75 estações elevatórias de esgoto e nos cinco centros de reservação de água. Objetivo é prevenir e proteger as estações, evitando danos ao patrimônio público.
 
— Mais de 37,5 mil pessoas atendidas em 716 atividades realizadas pelo Programa Escola Água Cidadã, como visitas às estações, palestras, teatro de fantoches, cineágua, entre outros.

— Mais de trezentas ações de conscientização realizada pelo Núcleo de Coleta Seletiva com palestras, visitas guiadas, distribuição de folhetos e orientações porta a porta.
#
Compartilhe:

Veja Também