Notícias

Prefeitura lança Programa Usinas Culturais com oficinas gratuitas de Produção Audiovisual

Inscrições já estão abertas; público-alvo prioritário são jovens e mulheres negras em situação de vulnerabilidade social; vagas ociosas serão preenchidas pelo público em geral por ordem de inscrição
23 de dezembro de 2022

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, lançou o programa Usinas Culturais. O objetivo é oferecer gratuitamente oficinas de produção de audiovisual, principalmente para as camadas mais vulneráveis da sociedade. Com inscrições abertas (veja abaixo), as oficinas serão ministradas no Centro Municipal de Cultura, a partir de fevereiro de 2023.

Mônica Debs, secretária da pasta, destaca a importância do programa. “Como a internet virou uma imensa vitrine, investir em produção de conteúdo em seus diferentes formatos, não é só importante, é necessário. A fotografia, o roteiro, o cinema, a captação e mixagem de áudio, produção de vídeos, tudo isso que está presente na arte e na cultura, se tornou ferramenta estratégica para se destacar e conquistar espaço num mercado que, cada vez mais, demanda pessoas capacitadas para alimentar, de forma criativa, as redes sociais, por exemplo”.

Inscrições e Público-alvo

Com inscrições abertas por meio do link (clique aqui), o programa Usinas Culturais irá oferecer nove oficinais de Produção de Audiovisual (veja abaixo), priorizando a inscrição de jovens negros (até 29 anos) e mulheres negras em situação de vulnerabilidade.

 As vagas são limitadas, mas caso não sejam preenchidas pelo público-alvo, serão preenchidas pelo público em geral por ordem de inscrição. 

Oficinas de Produção Audiovisual gratuitas

O programa Usinas Culturais oferecerá nove Oficinais de Produção Audiovisual, cada uma com carga horária especifica e duração média de 2 a 4 meses. As turmas serão formadas nos três períodos (manhã, tarde e noite) e o interessado poderá se inscrever em mais de uma oficina. Sendo assim, as aulas não serão ministradas simultaneamente para não prejudicar o participante que está inscrito em mais de uma modalidade. Seguem as oficinas ofertadas:

·Introdução a linguagem cinematográfica – teórica e experimental em coletivo – ficção, documentos, clips e publicitários

·Criação e formatação de roteiros

·Concepção, captação e edição em audiovisual

·Produção de audiovisual de baixo custo

·Mídia livre e produção de conteúdo para mídias sociais

·Direção de fotografia e iluminação

·Edição

·Captação e mixagem em áudio

·Animação 3D

Participe!


O quê:  Programa Usinas Culturais com Oficinas de Produção Audiovisual gratuitas

Quando: A partir de fevereiro de 2023.

Horário: Serão nove oficinas que serão ministradas em três turnos (manhã, tarde e noite). 

Onde:  Centro Municipal de Cultura – Praça Jacy de Assis – Centro.

Público-alvo: Haverá prioridade para jovens negros (até 29 anos) e mulheres negras em situação de vulnerabilidade social. Caso haja vagas ociosas, serão preenchidas pelo público em geral por ordem de inscrição.

Inscrições abertas:  Acesse o link. (clique aqui)

Dúvidas: Pelo telefone 3236-8011 – Setor de Audiovisual ou por e-mail: oficinausinasinscricao@gmail.com

Veja Também