A Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil (SMPDDSDC) da Prefeitura de Uberlândia, realizou, durante todo o ano de 2022, inúmeras atividades, atingindo um total de 23.707 atendimentos, o número registrado é mais de três vezes superior ao de 2021.
Confira as principais atividades de 2022:
– A Caravana de Prevenção às Drogas, com o objetivo de alertar e conscientizar sobre os riscos do consumo das drogas em geral, realizou 16.205 atendimentos em várias escolas públicas e particulares e também em instituições de Uberlândia e de cidades vizinhas.
– Os projetos Recomeço, Reage e Novo Caminho promoveram junto às comunidades terapêuticas conveniadas com a Prefeitura de Uberlândia, e também junto ao Centro Socioeducativo de Uberlândia (CSEUB), 3.291 atendimentos com o objetivo de potencializar as capacidades individuais e coletivas dos acolhidos, contribuir com o processo de reabilitação e reinserção social.
– A Rede Empresarial de Prevenção ao Uso de Drogas (Repud) realizou 225 atendimentos focados na prevenção ao uso de drogas, álcool e cigarro.
– O projeto Rede de Colaboração levou a mais de 3.986 atendimentos a associações de moradores, instituições públicas e privadas e entidades sem fins lucrativos, palestras e interações online, propondo a conscientização acerca do uso e abuso de álcool e outras drogas.
– O Projeto “Pontos que Unem” totalizou a produção de mais de 1.300 lençóis para as unidades hospitalares da Rede Municipal de Saúde, que foram confeccionadas pelos detentos da Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga.
– A Defesa Civil registrou 595 ocorrências, inscritas no Sistema de Proteção e Defesa Civil. Além da Atualização PEP – Plano Emergência Pluviométrico e também a execução do Programa Uberlândia Resiliente.