Notícias

Ferub apresenta balanço das atividades realizadas em 2022

Foram destaques a implementação de unidades demonstrativas, distribuição de produtos, cursos e a implantação de laboratório
28 de dezembro de 2022
Foto: Danilo Henriques / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Em parceria com a Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação (SMAEI), e também com várias instituições de ensino e pesquisa, a Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub) teve papel fundamental para o enriquecimento da produção rural da cidade, contribuindo para a profissionalização dos produtores.

Através do compartilhamento de informações, projetos, modernizações e cursos realizados neste ano de 2022 possibilitaram uma otimização dos processos de produção em busca de resultados cada vez mais satisfatórios na produção agrícola, aliada à melhor utilização dos recursos naturais.

Pó de basalto

Dentre as atividades realizadas pela autarquia, se destaca o projeto de pesquisa em fruticultura, que busca uma produção econômica e racional, que tem como consequência um aprimoramento do cultivo de novas espécies de frutas, utilizando o remineralizador disponível em larga escala em Uberlândia: o pó de basalto.

<strong>Ferub apresenta balanço das atividades realizadas em 2022</strong> 1
Foto: Danilo Henriques / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Neste sentido foi implantada a Unidade Demonstrativa da cultura da bananeira, onde são testados diferentes níveis da utilização do pó de basalto na produção de cinco variedades de bananas. O estudo permite resultados a curto, médio e longo prazo, de forma a fornecer informações aos produtores para que seja possível disponibilizar safras periódicas, utilização de técnicas orgânicas.

Seguindo o modelo de Unidade Demonstrativa, também foi implantada uma destinada à produção de hortaliças, produzindo alface, rúcula, couve, beterraba e tomate. O estudo desta unidade é em parceria com a SMAEI e com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU).  

<strong>Ferub apresenta balanço das atividades realizadas em 2022</strong> 2
 Foto: Araípedes Luz / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Distribuição de hortaliças e pescado

Em relação aos produtos oriundos das Unidades Demonstrativas, foram distribuídos para instituições filantrópicas de Uberlândia, 1.800 pés de alface, 140 sacos e rúcula, 10 caixas de beterraba, 4 caixas de tomate e 600 kg de pescado. A distribuição ocorreu com o intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (SMDSTH), de forma a fortalecer o trabalho desenvolvido pelas entidades.

Para promover ainda mais esses conhecimentos de forma prática, com um maior número de pessoas, a autarquia realizou a palestra sobre “Fruticultura Sustentável e Curso de Aquaponia”, na 1ª Semana do Produtor Rural, em parceria com a Câmara Municipal de Uberlândia e com o IFTM. Na oportunidade, na sede da Ferub, foi demonstrado a utilização de drones no controle de pragas e doenças na fruticultura.

<strong>Ferub apresenta balanço das atividades realizadas em 2022</strong> 3
 Foto: Cleiton Borges / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Cursos

Também foram realizados cursos de: “Poda de goiabeiras”, “Cultivo e extração de corantes naturais”, visita técnica de alunos do curso de Agronomia do UNITRI às unidades demonstrativas, além da continuidade de novas turmas do curso de aquaponia, que possibilitou aos participantes o conhecimento teórico e prático da técnica de produção de peixes (aquaponia), aliada ao cultivo de plantas com água, sem a necessidade de solo. Durante o ano, foram mais de 130 participantes.

<strong>Ferub apresenta balanço das atividades realizadas em 2022</strong> 4
   Foto: Cleiton Borges / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Estudos

Atualmente, se encontra em período de implantação um matrizal com 60 espécies representativas do cerrado, destinado à coleta de sementes e propagação futura para reposição da flora do bioma cerrado. E também a implementação de um laboratório de alevinagem com capacidade mínima de 300.000 alevinos/ano, inicialmente das espécies Lambari e Pangasius, para distribuição a pequenos criadores com a finalidade de consumo próprio e aumento da renda familiar.

<strong>Ferub apresenta balanço das atividades realizadas em 2022</strong> 5
 Foto: Cleiton Borges / Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Ações da Ferub na manutenção das atividades:

– Manutenção do pomar com seis espécies frutíferas;

– Manutenção dos tanques suspensos com a criação de Tilápias e Pangasius;

– Execução de serviços de conservação do solo, através da construção de curvas de nível, em parceria com proprietários vizinhos, para combater e evitar erosões do solo na Fazenda.

Veja Também