Notícias

Projetos da Futel fortalecem nome de Uberlândia no esporte nacional e internacional

No total, 230 atletas e 146 paratletas conquistaram 618 medalhas e troféus ao longo de 2022
28 de dezembro de 2022

 Um dos grandes compromissos da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) ganhou força em 2022 com as parcerias firmadas em prol da formação de atletas no município. Com estruturas física e profissional ampliadas para a prática esportiva em dezenas de modalidades, a instituição elevou ainda mais o nome de Uberlândia no esporte nacional e internacional. Durante o ano, foram 618 medalhas e troféus conquistados por atletas e paratletas.

“Uberlândia se consolidou como uma referência em esporte olímpico e paradesporto e muito disso se deve ao trabalho da Futel, que permitiu à Prefeitura de Uberlândia ampliar a estrutura existente para essa finalidade e firmar parcerias importantes com clubes e associações do município. Hoje, a Futel viabiliza todas as condições para que os nossos atletas e paratletas treinem e tenham meios para se destacarem em competições nacionais e internacionais do mais alto nível”, ressalta o prefeito Odelmo Leão.

Em 2022, Uberlândia foi representada por 230 atletas e 146 paratletas integrantes de parcerias da Futel com Praia Clube, Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), Uberlândia Esporte Clube (UEC) e Esporte Social Uberlândia (Essube). Além disso, a fundação assumiu, no início do ano, a gestão do Sesi Gravatás, que hoje concentra as atividades do halterofilismo e do atletismo olímpico e paralímpico e contempla a iniciação esportiva em diversas modalidades.

“As parcerias possibilitam que tenhamos equipes cada vez mais fortes e competitivas. Não por acaso, Uberlândia sempre está entre os destaques em todas as competições que participam, algo que tem ligação direta com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia no esporte olímpico e no paradesporto, desde a iniciação até o alto rendimento”, afirma o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta, sobre os resultados alcançados.

CDDU/Futel/Praia Clube

<strong>Projetos da Futel fortalecem nome de Uberlândia no esporte nacional e internacional</strong> 1

No halterofilismo, 34 paratletas do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (equipe CDDU/Futel/Praia Clube) somaram 128 medalhas em importantes competições nacionais e internacionais, com destaque para as 40 medalhas (23 de ouro, 11 de prata e 6 de bronze) no Regional Open das Américas de Halterofilismo, nos Estados Unidos, e as 11 medalhas (6 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze) na Copa do Mundo de Halterofilismo, em Dubai, nos Emirados Árabes.

A CDDU/Futel/Praia Clube também se destacou na bocha, com medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, prata na 1ª etapa da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica e duas medalhas (uma de ouro e uma de prata) na Rome 2022 World Boccia Challenger, na Itália. Outro resultado expressivo da equipe foi no atletismo, com duas medalhas (uma de ouro e uma de prata) no Campeonato Brasileiro de Jovens de Atletismo.

Aparu/Futel/Praia Clube

<strong>Projetos da Futel fortalecem nome de Uberlândia no esporte nacional e internacional</strong> 2

Já os 93 paratletas da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu/Futel/Praia Clube) conquistaram 227 medalhas ao longo do ano, com destaque para as 32 medalhas (10 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze) no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo e as 68 medalhas nos três Meetings e nos dois Desafios Loterias Caixa de Atletismo de São Paulo (52 de ouro e 14 de prata). A equipe também conquistou duas medalhas (uma de prata e uma de bronze) no Campeonato Brasileiro de Bocha Paralímpica, em Uberlândia.

Futel/Praia Clube

<strong>Projetos da Futel fortalecem nome de Uberlândia no esporte nacional e internacional</strong> 3

Os resultados também foram expressivos nas quatro modalidades olímpicas em que a Futel tem parceria com o Praia Clube: atletismo, ginástica artística, judô e futsal feminino. No atletismo, foram conquistados 6 troféus e 19 medalhas (9 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze), com destaque para Marco Túlio Silva, que foi convocado para a seleção brasileira de Cross Country. Nessa modalidade, a equipe Futel/Praia Clube conta com 18 atletas nas categorias Sub-16 e Sub-18, dos quais três são sócios-atletas do Praia Clube.

<strong>Projetos da Futel fortalecem nome de Uberlândia no esporte nacional e internacional</strong> 4

Na ginástica artística, a equipe conquistou 5 troféus e 130 medalhas (68 de ouro, 41 de prata e 21 de bronze) ao longo do ano, com destaque para o 1º lugar geral na categoria feminino do Campeonato Escolar de Ginástica Artística, com 35 medalhas.  A equipe Futel/Praia Clube conta com 37 atletas nas categorias mirim, pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto, dos quais 21 são sócios-atletas do Praia Clube.  

Já o judô conquistou um troféu e 82 medalhas (36 de ouro, 28 de prata e 18 de bronze), com destaque para as 15 medalhas (4 de ouro, 7 de prata e 4 de bronze) no Campeonato Mineiro de Judô. A equipe conta com 25 atletas, todos sócios-atletas do Praia Clube.

<strong>Projetos da Futel fortalecem nome de Uberlândia no esporte nacional e internacional</strong> 5

O futsal feminino adulto também alcançou excelentes resultados, como o segundo lugar no Campeonato Estadual de Futsal Feminino e o terceiro lugar no Campeonato Mineiro de Futsal Feminino do Interior, além de garantir uma vaga na disputa da Copa do Brasil de Futsal Feminino em 2023.

Futel/UEC

<strong>Projetos da Futel fortalecem nome de Uberlândia no esporte nacional e internacional</strong> 6

Uma das novidades de 2022 foi a criação da equipe de futebol feminino por meio de uma parceria entre a Futel e o Uberlândia Esporte Clube (UEC). O time já teve um excelente começo, ao ser campeão do Campeonato Mineiro de Futebol Feminino do Interior e alcançar a quarta colocação no Campeonato Mineiro de Futebol Feminino, o que garantiu à equipe a classificação para o Campeonato Brasileiro – Série A3.

Futel/Essube/UEC

<strong>Projetos da Futel fortalecem nome de Uberlândia no esporte nacional e internacional</strong> 7

Já nas categorias Sub-10, Sub-11, Sub-12 e Sub-13 do futebol masculino, o destaque ficou com a Futel/Essube/UEC, equipe formada a partir de um acordo de cooperação entre a Futel, Esporte Social Uberlândia (Essube) e a UEC. Ao longo do ano, a equipe conquistou 8 troféus e teve 22 atletas aprovados na peneira do Uberlândia Esporte Clube, na categoria Sub-15.

BALANÇO DE PARCERIAS NO ESPORTE OLÍMPICO EM 2022

Troféus e medalhas conquistados

Atletismo: 25

Ginástica artística: 135

Judô: 84

Futsal feminino: 2

Futebol masculino: 8

Futebol feminino adulto: 1

Total: 255

Número de atletas em cada parceria

Futel/Praia Clube

Atletismo: 18

Ginástica artística: 37

Judô: 25

Futsal feminino: 20

Total: 100

Futel/UEC/Essube

Futebol masculino: 100

Total: 100

Futel/UEC

Futebol feminino adulto: 30

Total: 30

Total geral: 253

BALANÇO DE PARCERIAS NO PARADESPORTO EM 2022

Medalhas conquistadas

Atletismo: 229

Halterofilismo: 128

Bocha: 6

Total: 363

Número de paratletas em cada parceria

CDDU/Futel/Praia Clube

Halterofilismo: 34

Bocha: 1

Atletismo: 11

Aparu/Futel/Praia Clube

Atletismo: 93

Bocha: 7

Total geral: 146

Veja Também