Uberlândia manteve seu destaque nacional no que se refere à geração de empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (28), pelo Ministério do Trabalho e Previdência, revelaram que o município apresentou em novembro, pelo segundo mês consecutivo, o 2º melhor saldo de geração empregos do interior do país, ficando atrás somente de Campinas (SP). Na comparação nacional, incluindo cidades capitais e de regiões metropolitanas, Uberlândia conquistou a 15ª posição dentre as que mais criaram novos postos de trabalho no País.
As contratações superaram os desligamentos em 1.779 postos de trabalho. O quantitativo é o melhor registrado para um mês neste ano. Os setores que contribuíram para este importante resultado foram: “Comércio”, com 789 oportunidades, seguido por “Agropecuária”, que registrou 531 contratações. O setor “Indústria” gerou 305 novos empregados e o de “Serviços” somou 202 novos postos. Assim, Uberlândia ficou à frente de cidades reconhecidas e do mesmo porte, como São José dos Campos, Ribeirão Preto e Sorocaba (todas em SP), bem como teve um desempenho melhor do que o de 18 capitais como, por exemplo, Salvador (BA), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO).
No acumulado do ano, Uberlândia já gerou 6.602 oportunidades. “Essa é uma confirmação do trabalho que temos desenvolvido desde 2017 no sentido de impulsionar a confiança que os trabalhadores e os empreendedores têm pela cidade. Uma das ações recentes que contribuíram para o desempenho, por exemplo, foi o Mega Feirão de Empregos, ocasião em que pudemos atuar como facilitadores e intermediadores, movimentando todo o mercado de trabalho”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.
O 1º Mega Feirão de Empregos foi realizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio das secretarias municipais de Agronegócio, Economia e Inovação (Smaei) e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), em setembro deste ano. Foram intermediadas a realização de quase 12 mil entrevistas de emprego. O número de candidatos participantes passou de 4 mil e 120 empresas aderiram à iniciativa. Sancionada pelo prefeito Odelmo Leão, uma lei foi instituída para que a realização do evento ocorra anualmente daqui para frente.
Promoção da renda e emprego
O evento se soma a outras políticas públicas municipais de promoção do emprego e fortalecimento do mercado de trabalho local. Além dos investimentos em áreas prioritárias (como obras de mobilidade urbana, educação, saúde, desenvolvimento social) e das mediações realizadas junto a todos os segmentos da economia, a gestão municipal oferece gratuitamente cursos profissionalizantes e aproxima empregados e empregadores por meio do Sine, localizado em uma ampla estrutura administrada pela Sedesth, na avenida São Francisco de Assis, nº 1.070, bairro Lagoinha.