Notícias

Uberlândia se mantém como a 2ª cidade do interior a mais gerar empregos no Brasil

Cidade registrou, no mês de novembro, o melhor saldo de criação de novas vagas do ano, conforme dados do Caged divulgados nesta quarta (28) pelo Governo Federal
28 de dezembro de 2022

Uberlândia manteve seu destaque nacional no que se refere à geração de empregos. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (28), pelo Ministério do Trabalho e Previdência, revelaram que o município apresentou em novembro, pelo segundo mês consecutivo, o 2º melhor saldo de geração empregos do interior do país, ficando atrás somente de Campinas (SP). Na comparação nacional, incluindo cidades capitais e de regiões metropolitanas, Uberlândia conquistou a 15ª posição dentre as que mais criaram novos postos de trabalho no País.

As contratações superaram os desligamentos em 1.779 postos de trabalho. O quantitativo é o melhor registrado para um mês neste ano. Os setores que contribuíram para este importante resultado foram: “Comércio”, com 789 oportunidades, seguido por “Agropecuária”, que registrou 531 contratações. O setor “Indústria” gerou 305 novos empregados e o de “Serviços” somou 202 novos postos. Assim, Uberlândia ficou à frente de cidades reconhecidas e do mesmo porte, como São José dos Campos, Ribeirão Preto e Sorocaba (todas em SP), bem como teve um desempenho melhor do que o de 18 capitais como, por exemplo, Salvador (BA), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO).

No acumulado do ano, Uberlândia já gerou 6.602 oportunidades. “Essa é uma confirmação do trabalho que temos desenvolvido desde 2017 no sentido de impulsionar a confiança que os trabalhadores e os empreendedores têm pela cidade. Uma das ações recentes que contribuíram para o desempenho, por exemplo, foi o Mega Feirão de Empregos, ocasião em que pudemos atuar como facilitadores e intermediadores, movimentando todo o mercado de trabalho”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

O 1º Mega Feirão de Empregos foi realizado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio das secretarias municipais de Agronegócio, Economia e Inovação (Smaei) e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), em setembro deste ano. Foram intermediadas a realização de quase 12 mil entrevistas de emprego. O número de candidatos participantes passou de 4 mil e 120 empresas aderiram à iniciativa. Sancionada pelo prefeito Odelmo Leão, uma lei foi instituída para que a realização do evento ocorra anualmente daqui para frente.

Promoção da renda e emprego

O evento se soma a outras políticas públicas municipais de promoção do emprego e fortalecimento do mercado de trabalho local. Além dos investimentos em áreas prioritárias (como obras de mobilidade urbana, educação, saúde, desenvolvimento social) e das mediações realizadas junto a todos os segmentos da economia, a gestão municipal oferece gratuitamente cursos profissionalizantes e aproxima empregados e empregadores por meio do Sine, localizado em uma ampla estrutura administrada pela Sedesth, na avenida São Francisco de Assis, nº 1.070, bairro Lagoinha.

Veja Também