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Inauguração de novo terminal e instalação de abrigos de ônibus marcam investimentos da Settran nos últimos 2 anos

Painéis eletrônicos e acessibilidade também fazem parte das melhorias no transporte público entre 2021 e 2022
29 de dezembro de 2022
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) desenvolveu e executou vários projetos no segmento de transporte público nos anos de 2021 e 2022. Em abril deste ano, por exemplo, foi entregue o Terminal Augusta Maria Mendes Mota, no bairro Canaã. O complexo foi planejado com o objetivo de proporcionar mais mobilidade urbana para o município. Os moradores da região oeste são os mais beneficiados com a obra, pois oferece dinamismo no dia a dia dos usuários.

O Terminal Canaã, como é popularmente conhecido, conta com uma estrutura ampla e 8,7 mil metros quadrados de área construída. No local, existem três plataformas com banheiros, bebedouros, bicicletário, televisores com a previsão de chegada e partida dos ônibus, além de 58 câmeras que dão mais segurança aos passageiros. Ao todo, são 17 linhas disponíveis, com capacidade para aproximadamente 900 viagens diárias.

Em nove meses de operação, o oitavo terminal da cidade conta com aproximadamente 40 mil usuários por dia. Para o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Divonei Gonçalves, a estrutura proporciona aos usuários do transporte coletivo uma maior integração. “O projeto começou em 2011 com o prefeito Odelmo e ele deu sequência ao retornar à gestão municipal. O Terminal Canaã atende uma carência que havia na região devido à demanda. Agora, os moradores têm à disposição um equipamento novo e um facilitador na logística do cotidiano”, reforçou.

<strong>Inauguração de novo terminal e instalação de abrigos de ônibus marcam investimentos da Settran nos últimos 2 anos</strong> 1
Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

Em dois anos, pelo Sistema Integrado de Transporte (SIT), quase 60 milhões de passageiros foram transportados. Para acompanhar o fluxo, a Settran executou outras ações em prol dos usuários, como a instalação de quase 150 abrigos metálicos e a ligação de 40 painéis eletrônicos instalados em 35 pontos da cidade, que informam aos usuários o tempo previsto para a chegada do veículo até o ponto de ônibus.

Abaixo, demais ações realizadas em 2021/2022:

● Implantação do sistema de linhas circulares no Terminal Dona Zulmira

● Desmembramento da linha A147 Terminal Central/Shopping Park e criação de uma nova linha A137, aumentando o número de viagens e reduzindo o tempo de deslocamento dos passageiros

● Unificação das linhas A328 e A329 Terminal Santa Luzia/Laranjeiras para reduzir o intervalo entre as viagens. Antes era de 60 minutos e atualmente é de 20

● Retorno da linha A149 Terminal Central/Senai Santa Rosa

● Planejamento da operação das linhas do Terminal Jardins

● Planejamento e ampliação do atendimento do transporte público municipal conforme flexibilização do comércio autorizada pelo Comitê

● Reforma interna e externa das estações de embarque/desembarque dos corredores João Naves de Ávila e Segismundo Pereira

● Parceria com a Secretaria Municipal de Agronegócios, Economia e Inovação para cadastro nos Terminais de Integração para as ofertas de vagas de emprego do Mega Feirão

● Alteração da linha A144 (Terminal Central/Jardim Brasília) para operação circular com aumento no número de viagens e ganho no tempo de viagem

● Implantação da linha circular A332 em atendimento aos bairros Granada, São Jorge e Laranjeiras realizando a integração com o Terminal Santa Luzia

● Implantação da linha I480 fazendo a integração entre os terminais Planalto e Canaã

● Recadastramento dos autorizatários do Transporte Escolar para vistoria, devido ao retorno das aulas presenciais. Foram encaminhados e vistoriados 788 veículos (jurídico e físico) referente ao 1º e 2º semestre/2022

● Recadastramento e vistoria de 146 veículos do Transporte de Passageiros por Fretamento referente ao 1º e 2º semestre/2022

● Recadastramento e vistoria de 90 veículos do transporte Especial (porta a porta) referente ao 1º e 2º semestre/2022

● Vistoria de 744 veículos do transporte coletivo

● Solicitação de cadastramento/recadastramento SIT: 616

● Emissão de cartões passe-livre: 565

● Emissão de novas credenciais para estacionamento em vaga especial (IDOSO): 2.636

● Emissão de novas credenciais para estacionamento em vaga especial (DEFICIENTE): 286

● Usuários atendidos pelo sistema de transporte especial (porta a porta): 3.359

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