Notícias

Programa Escola Água Cidadã do Dmae atende mais de 37 mil pessoas em 2022

Ao longo do ano, foram realizadas 715 atividades presenciais, como palestras, visitas monitoradas, teatro de fantoches, cine água, entre outras
29 de dezembro de 2022

O Programa Escola Água Cidadã (Peac), sob a responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), atendeu 37.795 pessoas nas atividades presenciais em 2022. No ano, a iniciativa de conscientização ambiental contou com palestras em escolas, visitas às estações de tratamento de água e de esgoto, à Fazendinha e ao Museu da Água, teatro de fantoches, e orientações informativas do porta a porta.

De acordo com o coordenador do Peac, Cláudio Rocha, o teatro da Turminha do Cerrado alcançou um público de 15.277 pessoas em 183 atividades. As palestras em número de 125 em escolas, empresas e instituições alcançaram 5.707 pessoas. Também ocorreram mais de 70 visitas à Fazendinha, 60 no Museu da Água, 139 nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s) e 11 na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha, entre outras ações. 

Rocha destacou que 2022 foi um ano excepcional no quesito da conscientização ambiental, com o decreto 19.642 em março, que instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental e o Sistema Municipal de Educação Ambiental. “Essa iniciativa ampliou a procura das escolas por atividades lúdicas relacionadas ao meio ambiente”, disse.

Para o próximo ano, o coordenador está otimista. “Em 2023, com a consolidação destas políticas, a tendência é que o interesse das escolas nas atividades do Programa Escola Água Cidadã aumente exponencialmente. Dessa forma, será possível desenvolver a consciência ambiental em grande parte dos nossos estudantes e em toda a sociedade civil de Uberlândia”, afirmou Cláudio Rocha.

Programa Escola Água Cidadã do Dmae atende mais de 37 mil pessoas em 2022 2
Divulgação Dmae

Peac

O Programa Escola Água Cidadã integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. A iniciativa começou em 2003, destacando as ações contra o desperdício de água. O Programa foi regulamentado em 2015. Na pandemia, levou o projeto Educação Virtual às casas e retornou às atividades presenciais em setembro de 2021. Cerca de 320 mil pessoas já receberam alguma ação de educação do Peac. Uma iniciativa essencial diante dos problemas que o mundo enfrenta hoje, como poluição ambiental, mudanças climáticas e desperdício de água e energia.

Para agendar visitas ou participar das atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail: escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br

Compartilhe:

Veja Também