Notícias

Prefeitura realizou mais de 2,2 milhões de atendimentos em prol do desenvolvimento social e trabalho em 2022

Por meio da atuação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, atendimento na cidade foi ampliado e alcançou 18 milhões de procedimentos
3 de janeiro de 2023
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

O ano de 2022 se destacou positivamente em diversas áreas devido às ações promovidas pela Prefeitura de Uberlândia e, em especial, pelos projetos continuados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação. A atuação intensificada da pasta oportunizou assistência à população, desenvolvimento profissional de pessoas e novas oportunidades de trabalho.

Vale ressaltar os números alcançados em 2022, sendo que mais de 2 milhões de atendimentos foram realizados pela pasta e mais de 18 milhões de procedimentos desenvolvidos. Entre todas as ações, destacaram-se iniciativas como a inauguração da segunda unidade do “Condomínio do Idoso” e do “Complexo Social Maravilha”, a oferta de diversos cursos profissionalizantes e o “Projeto de Empregabilidade”.

Relembre

<strong>Prefeitura realizou mais de 2,2 milhões de atendimentos em prol do desenvolvimento social e trabalho em 2022</strong> 1
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Em julho, a Prefeitura realizou o Acordo de Cooperação Mútua do “Programa BioSocial – Ação que traz dignidade”, uma iniciativa voltada para mulheres detentas, com foco na oficina de costura “Fabricação de Absorventes Reutilizáveis”, oportunizando a qualificação, a reintegração social e profissional das mulheres reclusas, fomentando sua autonomia profissional e financeira, e oportunizando a remissão da pena.

No mesmo período, também foi assinado o Termo aditivo ao Projeto “Pontos que Unem”, firmado entre a Prefeitura de Uberlândia e a Secretaria de Estado e Justiça, Secretaria de Administração Prisional e Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga, com oficina de profissionalização em costura, para a confecção de 1.300 lençóis, com os detentos da ala masculina, a serem utilizados em unidades de saúde da rede municipal.

<strong>Prefeitura realizou mais de 2,2 milhões de atendimentos em prol do desenvolvimento social e trabalho em 2022</strong> 2
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

Outro destaque foi a inauguração do Complexo Social Maravilha (Estação da Juventude) no primeiro trimestre de 2022, um equipamento público planejado e implantado para oferecer lazer, estrutura esportiva, atividades culturais e cursos profissionalizantes para pessoas de todas as faixas etárias.

Já os Cursos Profissionalizantes presenciais foram ofertados a partir do mês de janeiro e atingiram recorde na quantidade de capacitações disponibilizadas para a população, totalizando 80 cursos em 2022, em diversas áreas tais como: Maquiagem, Cabelereiro, Depilação com Linha, Bombons e Trufas, Bolo no Pote, Boas práticas de Manipulação de Alimentos, Informática, Rotinas de Departamento Pessoal, Web Design, Excel, Básico de Costura e Acabamento, Mecânica, Eletricidade Veicular, Secretariado Executivo, Assistente de marketing, Logística, Empreendedorismo Digital, Ferramentas de Marketing Digital e Planejamento e Implantação de Loja Virtual, dentre outros.

A Secretaria também desenvolveu o “Projeto Empregabilidade” que é uma ação conjunta entre os Centros Profissionalizantes e o Sistema Nacional de Emprego (Sine), com objetivo de atender aos participantes dos cursos profissionalizantes por meio da confecção de currículos, cadastros no sistema do SINE e encaminhamentos para vagas de empregos disponíveis, de acordo com o perfil do candidato. Em 2022, o SINE cadastrou 15.317 novas vagas, recebeu 4.987 solicitações de seguro-desemprego e realizou 303 processos seletivos.

<strong>Prefeitura realizou mais de 2,2 milhões de atendimentos em prol do desenvolvimento social e trabalho em 2022</strong> 3
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

A Diretoria de Proteção Básica ao Idoso e ao Deficiente da secretaria, com o Projeto “Condomínio do Idoso” que dá lar gratuito para pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, tornou a cidade de Uberlândia finalista no eixo “Assistência Social” da 10ª edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), tendo recebido “Menção Honrosa” pelo mesmo. Ainda sobre o projeto, em junho, a segunda unidade do Condomínio do Idoso foi inaugurada. A estrutura conta com 16 chalés e capacidade de atendimento para até 32 idosos.

Em outubro foi realizada a 10ª Olimpíada do Idoso, que ficou suspensa nos últimos dois anos devido à pandemia, contando com diversas modalidades adaptadas, como a bocha, lance livre de basquete, chute a gol, sinuca, boliche e esportes de mesa como dominó, dama e truco. A cerimônia de encerramento aconteceu no Estádio Airton Borges com a participação de cerca de 800 idosos, acendimento da pira olímpica e apresentação de fanfarra

Por fim, a Diretoria de Benefícios, Programas e Projetos Socioassistenciais realiza um trabalho de busca ativa para atualizar o Cadastro Único de mais de 24 mil famílias, conforme demanda do Ministério da Cidadania. No mês de maio, o Busão Social completou um ano de serviço itinerante com aproximadamente 14 mil atendimentos e atuando em mais de 40 pontos da cidade. Desde sua implantação, o Busão Social realizou 33.067 atendimentos. A diretoria também realizou a Campanha do Agasalho, que arrecadou cerca de 600 agasalhos e 400 cobertores. Os itens foram distribuídos para mais de 50 famílias assistidas pelo município.

Veja Também