O Programa Buriti do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) concluiu o plantio de 18.750 mudas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) de 12 propriedades rurais na semana passada. A iniciativa ampliou a área preservada de nascentes e mata ciliares em cerca de 19 hectares.
Para o supervisor do Programa Buriti, Masterson Ferreira, o plantio é uma etapa importante das iniciativas de recuperação de áreas de APPs. “Temos um espaço cercado e protegido que recebe novas mudas de espécies nativas do cerrado, dando sequência à recomposição vegetal”, afirmou.
O plantio ocorre no período chuvoso por reunir condições favoráveis ao crescimento da muda. As equipes fazem o coroamento (limpeza ao redor da muda), aplicação de calcário, adubo, formicida e gel hidroretentor. De acordo com Ferreira, o plantio ocorreu conforme o planejado e foi uma continuidade da ação de cercamento realizada no período de seca. “Executamos 30 mil metros lineares de cerca nos meses de julho a novembro”, disse e acrescentou que, “nos próximos meses seguimos com o monitoramento das áreas plantadas, cadastro das propriedades rurais e em março, faremos a manutenção do plantio”.
Programa
O Programa Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação em 2008, o Programa Buriti já executou o plantio de 501 mil mudas nativas, cercamento de aproximadamente 627 mil metros lineares e mais de 7 mil horas-máquina de trabalho com a realização de barraginhas, terraceamento, curva de nível e readequação de estradas vicinais. Com estas ações, aproximadamente 6,9 mil hectares de Área de Preservação Permanente (APP) foram preservados. Para se cadastrar e receber os benefícios, basta entrar em contato com o Dmae pelo e-mail programaburitidmae@gmail.com ou pelo número 3233-2564.