Notícias

35º Encontro de Folias de Reis reúne devotos e reforça tradição em Uberlândia 

Apoiado pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o tradicional evento aconteceu neste sábado (7), na Capela de Santos Reis
7 de janeiro de 2023

 A Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é celebrada no calendário nacional em 6 de janeiro. Em Uberlândia, o festejo aconteceu durante todo o sábado (7), reunindo devotos e grupos de foliões. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a data foi comemorada na Capela de Santos Reis, no bairro Carajás, com rituais que reforçam a herança cultural e a tradição da região.

O presidente da Associação das Folias de Reis do município, Jeovane Alex, explicou que a celebração começou logo cedo, às 9h da manhã e encerrou no fim da tarde com a tradicional procissão. “Pela manhã foi celebrada a missa, depois houve a abertura com desfile dos grupos de Folias de Reis, servimos também o famoso e aguardado almoço na própria capela, em seguida, já no fim de tarde, aconteceu a Coroação, e finalizamos com a procissão dos grupos tocando as canções e fazendo as rezas até o rito final”, esclareceu o presidente.

<strong>35º Encontro de Folias de Reis reúne devotos e reforça tradição em Uberlândia </strong> 1
Foto: Cleiton Borges/ Secretaria de Governo e Comunicação

Acompanhando o 35º Encontro de Folias de Reis desde cedo, a dona Dalva Maria da Cruz, moradora do bairro Carajás, ficou até o fim da celebração e nem a chuva impediu a demonstração de fé da devota. “Cheguei pela manhã para acompanhar a missa, almocei aqui, fiz minhas rezas e segui a procissão. Choveu praticamente o dia todo, mas não arredei o pé. Isso aqui é muito importante na vida da gente e precisamos manter. E a organização tá de parabéns por isso. Tudo muito bonito.”

Veja Também