Notícias

Procon investe em modernização e número de atendimentos sobe 58%

Nos último dois anos, Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor passou a contar com novo sistema de telefonia, unidade móvel e iniciativas como o Mutirão Dívida Zero
12 de janeiro de 2023
Foto: Secretaria de Governo e Comunicação/PMU

A dedicação da atual administração da Prefeitura de Uberlândia em prol dos consumidores, por meio da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), foi um marco nos dois últimos anos. Investimentos e a modernização de novos procedimentos refletiram em aumento no número de consumidores atendidos em todas as áreas de atuação do Procon. Apenas em 2022, o volume de atendimentos cresceu 58% em comparação com dados de 2021.

“O crescimento no número de audiências e no setor de atendimento se deve à modernização de procedimentos adotados como a implantação da nova central telefônica, realização de audiências virtuais e servidores dedicados”, afirma a superintendente Elisabeth Ribeiro.

Além da modernização implementada no serviço, o Procon Uberlândia passou a desenvolver novas maneiras de facilitar o acesso da população ao serviço. Em novembro de 2021, o órgão lançou o serviço itinerante Procon Móvel. Em 2022, promoveu o Mutirão Dívida Zero.

Procon em números

Totalizando 18.966 atendimentos em 2022 (foram 12.003 um ano antes), o Procon conquistou o índice de resolutividade de 76%. O dado é do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor/Ministério da Justiça.

Da quantidade de reclamações recebidas, 31,5% originaram-se do Faleprocon, plataforma de atendimento online onde é possível abrir reclamações, fazer denúncias, tirar dúvidas, negociar e renegociar dívidas.

O crescimento exponencial também foi percebido pelo Disque Procon 151 com 53.145 ligações recebidas. O número é 45% maior em relação ao de 2021 (36.565) e 98% em relação ao registrado 2020 (26.742), época em que foram investidos R$ 128 mil na modernização do sistema de telefonia do Procon, com ampliação de linhas e ramais de atendimento na substituição da central analógica que já contava com 20 anos de uso.

No departamento jurídico, a Superintendência realizou 6.020 audiências no ano passado, número superior ao de 2021, que contou com 2.018 sessões, perfazendo uma elevação de 198%.

As maiores queixas que deram entrada no Procon Uberlândia dizem respeito a assuntos financeiros, produtos, serviços privados e telecomunicações, que não cumpriram com contratos, apresentaram problemas com serviços de atendimentos ao consumidor (SAC), demora na entrega de produtos, devolução de produtos com defeito e propaganda enganosa. O nome das empresas que mais receberam reclamações no órgão pode ser conferido no site do Procon no ranking de reclamações que é divulgado trimestralmente.

Procon Móvel

O atendimento ao público por meio do Procon Móvel, que presta serviço de atendimento itinerante, registrou, desde o lançamento em 22 de novembro de 2021, 1.681 reclamações, além de cerca de 5 mil orientações em 45 bairros, sendo que alguns receberam a visita do Procon Móvel mais de uma oportunidade.

A base móvel funciona de segunda a sexta-feira e contempla esclarecimentos sobre os direitos do consumidor, registro de reclamações, fiscalização ostensiva setorial com orientação a fornecedores e consumidores, ações de educação ambiental relacionadas ao consumo e capacitação profissional com comerciantes. A van do Procon Móvel está equipada com mesas, cadeiras, acesso à internet e computadores.

<strong>Procon investe em modernização e número de atendimentos sobe 58%</strong> 1

Mutirão Dívida Zero

Em junho de 2022 foi realizado um mutirão exclusivo com a Cemig ocasião em que foram atendidos cerca de 270 consumidores com a intermediação do Procon nas negociações das dívidas e reclamações. No mesmo caminho, o Procon colocou em prática a política pública idealizada pelo Prefeito Odelmo Leão voltada aos consumidores endividados, realizando em outubro de 2022 o Mutirão Dívida Zero, o qual possibilitou aos consumidores negociar suas dívidas, recuperar o crédito junto aos fornecedores e restabelecer a sua capacidade financeira.

<strong>Procon investe em modernização e número de atendimentos sobe 58%</strong> 2

Dos R $29,6 milhões de dívidas atrasadas, R $8,7 milhões foram negociados pelas cerca de 40 empresas que participaram do evento. Ao todo foram realizados 12.295 atendimentos em três dias. O projeto se tornou Lei (nº 13.900/2022) e será realizado anualmente.

Fiscalização

O setor de fiscalização recebeu por meio de convênio com o Ministério Público um veículo (Chevrolet Spin) reforçando a estrutura do Órgão nas ações rotineiras e apuração de denúncias recebidas. A maior quantidade de denúncias está no setor supermercadista, de combustíveis e rede bancária. Os bairros mais demandados são o Centro, seguido do Martins, Santa Mônica e Brasil.

Além das pesquisas de preços sazonais, como materiais escolares, pescados, dia das mães e dia dos namorados, o Procon iniciou divulgação mensal do preço do gás de cozinha (botijão de 13 quilos). Por meio do levantamento, os consumidores conseguem visualizar os locais que possuem preços menores e aumentar o poder de negociação no momento de adquirir o produto.

<strong>Procon investe em modernização e número de atendimentos sobe 58%</strong> 3

Ações realizadas pelo Procon 2021/2022

– O Procon se reuniu com supermercadistas, Amis e Sindicomércio para discutir a retirada de sacolas plásticas pelos supermercados, destinadas ao acondicionamento e transporte das mercadorias adquiridas. Entre os 22 supermercados, 5 foram autuados por vender sacolas plásticas com identificação da marca por caracterizar publicidade indireta paga pelo consumidor.

– Em comemoração ao Dia do Consumidor (dia 15), ações como palestras, atendimento na praça Tubal Vilela e plantio de mudas de Ipê Amarelo foram realizadas no decorrer da semana.

– Por meio da “Escola Procon Uberlândia”, sete palestras educativas foram  realizadas aos alunos da rede pública dos 9º anos com o tema “O Sucesso Financeiro Começa Agora – o impacto das relações de consumo no futuro da sociedade”.

– Para permitir que pessoas com deficiência visual conheçam seus direitos como consumidores, o Procon disponibilizou dois exemplares de CDC em braille atualizado.

– Implantação do comando de voz (NVDA) no setor de atendimento possibilitou que pessoas com deficiência (cego ou baixa visão) possam utilizar o aplicativo para fazer reclamações ou denúncias.

– O Procon intensificou o trabalho orientativo com os fornecedores em relação a precificação correta na Black Friday, sendo que 784 lojistas foram inspecionados, fiscalizados e orientados nesse período.

– Por meio da Icom-Libras, plataforma de tradução simultânea que permite a comunicação entre os ouvintes e pessoas surdas em tempo real por videochamada, intermediada por um intérprete de Libras, o Procon disponibilizou o serviço durante o Mutirão Dívida Zero.

– O Procon serviu como ponto de coleta do Mesa Brasil e, com a ajuda dos servidores, arrecadou mais de 50 produtos entre kits de brinquedos e guloseimas.

– As redes de farmácias de Uberlândia e a plataforma Ifoof foram notificadas por limitar valores de compra a R $30,00. O CDC não permite a prática por ser considerada abusiva e exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva.

Operações realizadas:

A Onda Leva – Operação desencadeada junto à Vigilância Sanitária Municipal, com foco no combate à comercialização irregular de camarões.

Contrapeso – Operação deflagrada com o apoio do Conselho Regional de Educação Física (CREF6), com foco na repressão de práticas abusivas e exposição da vida, saúde e segurança dos consumidores.

Lavagem Perfeita – Operação deflagrada com o apoio da Polícia Civil e Receita Estadual, com foco na repressão e combate à comercialização de detergente em pó falsificados.

Siga Bem – Operação conjunta à ANTT com foco na educação de consumidores e fornecedores e repressão de transportes clandestinos, com flagrante exposição da vida, saúde e segurança dos consumidores.

Alcanos – Operação do Ministério da Agricultura, com uma fase desencadeada pelo Procon, relativo à apreensão da manteiga Real da Fazenda, por adulteração com gordura vegetal e contaminação por coliformes fecais.

Rojão 1 – Operação deflagrada junto à Posturas, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público e Polícia Federal, com foco na repressão da comercialização irregular de artifícios pirotécnicos.

Destaques

Veja Também

Recursos Assistidos
Recursos Assistidos

Acessibilidade

Controle de fontes

Tamanho de fonte
Tipo de fonte
Espaço entre linhas
Tamanho de fonte

Auxílio de leitura

Leitor de sites
Lupa de conteúdos
Guia de leitura

Controle de cores

Inverter Cores

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies. Ao aceitar, você terá acesso a todas as funcionalidades do site. Se clicar em "Rejeitar Cookies", os cookies que não forem estritamente necessários serão desativados. Para escolher quais quer autorizar, clique em "Gerenciar cookies". Saiba mais em nossa Declaração de Cookies.

Configurações avançadas de cookies

Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.

Cookies estritamente necessários

Esses cookies permitem funcionalidades essenciais, tais como segurança, verificação de identidade e gestão de rede. Esses cookies não podem ser desativados em nossos sistemas. Embora sejam necessários, você pode bloquear esses cookies diretamente no seu navegador, mas isso pode comprometer sua experiência e prejudicar o funcionamento do site.

Cookies de terceiros

O portal uberlandia.mg.gov.br não tem controle sobre quais cookies de terceiros serão ativados. Alguns cookies de terceiros que podem ser encontrados ao acessar o portal:
Domínios: Google, Youtube, consulte mais em