Notícias

Castramóvel retoma atendimento e estaciona na Ceasa na próxima terça-feira (17)

Castração e microchipagem serão realizados em cães e gatos da localidade, que foram previamente cadastrados
13 de janeiro de 2023
Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Após o recesso de fim de ano, a Prefeitura de Uberlândia já iniciou os trabalhos para dar prosseguimento ao programa municipal de esterilização e microchipagem (espécie de RG que auxilia na identificação do animal, evitando o abandono) de cães e gatos do município. O Castramóvel retorna na próxima terça-feira (17) e estará na Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa) atendendo mais de 60 cadastros realizados por funcionários e moradores que cuidam de cães e gatos nos arredores do local.       

Desde que a ação foi iniciada em outubro do ano passado, o Castramóvel já beneficiou 870 animais percorrendo os quatro Distritos da cidade (Martinésia, Miraporanga, Cruzeiro dos Peixotos, Tapuirama) e comunidades rurais como Chácaras Douradinho e Tenda dos Morenos. Estas castrações e a microchipagem somam-se a outro projeto municipal de política pública, que teve início em agosto na área urbana e, ao lado de instituição e ONG parceiras, realizou 3.524 procedimentosresultando em mais de 4,3 mil animais esterilizados e microchipados.

O procedimento totalmente gratuito é feito em animais cadastrados previamente pelos tutores nos pontos fixos de cada localidade. O tutor recebe a confirmação do agendamento via SMS, WhatsApp ou ligação telefônica com informações sobre a castração e microchipagem, mencionando data e horário. Os cadastros que ainda não foram atendidos serão trabalhados nas próximas visitas do veículo itinerante.

Cadastros nos Distritos e comunidade rural Tenda dos Morenos

Os cadastros para a castração de cães e gatos dos tutores que residem nos Distritos de Uberlândia já estão sendo feitos de forma presencial. As fichas cadastrais para a castração e microchipagem já podem ser preenchidas nos locais abaixo:

Martinésia:

· Mercearia do Francisquinho – Av. Luzia Alves Borges, 48

· Escola Municipal Antônio Martins da Silva – Av. Luzia Alves Borges s/n°

· Lucélia – Rua. Eletério Batista, 6

Miraporanga

· Sargento Jairo – Rua Abadia, 381

· Escola Municipal Domingas Camin – Av. do Comércio, 263

Cruzeiro dos Peixotos

· Devanir – Av. José Camin, 490

Tapuirama

· Suzicarlei – Rua Melo Montes, 195

Comunidade rural Tenda dos Morenos

· Mercearia Tenda dos Morenos

Etapas

<strong>Castramóvel retoma atendimento e estaciona na Ceasa na próxima terça-feira (17)</strong> 1
Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Os atendimentos começam com checagem do cadastro e assinatura de termo de responsabilidade. Os animais são submetidos a avaliação com médico veterinário antes da anestesia. Estando aptos, são encaminhados para o centro cirúrgico. Em seguida, são encaminhados para sala de pós-operatório, onde permanecem por cerca de uma hora até despertarem. O projeto oferece os itens necessários para os animais durante os procedimentos e medicação completa de ampla duração.

Veja Também