A saúde mental merece cuidados especiais tanto quanto o corpo físico. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, sabendo dessa importância, adere ao movimento Janeiro Branco para conscientizar a comunidade sobre os atendimentos oferecidos na rede municipal e como intensificar os cuidados com a mente. Durante todo o mês, as equipes das unidades de saúde estarão promovendo a conscientização sobre o tema.
Nesta sexta-feira (13), a equipe da UBSF do bairro São José abordou com os pacientes que estavam na sala de espera a importância dos cuidados e do equilíbrio. “Aproveitamos as salas de espera, que é quando temos um contato mais próximo com os pacientes, para reforçar com eles a importância de nos cuidar, de promover à saúde e, principalmente, do apoio da unidade de saúde”, comentou a coordenadora da unidade, Priscila Castro Cordeiro Fernandes Castro.
A assistência na rede municipal ocorre em diferentes níveis, pois depende da condição de cada paciente. “Quem precisar de atendimento pode procurar a unidade mais próxima. Após atendimento e classificação de cada caso, ocorre o direcionamento dos pacientes de acordo com as necessidades de cada um”, explicou a coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly de Oliveira.
Em situações mais leves, o acolhimento ocorre nas unidades básicas de saúde (Atenção Primária). Para casos moderados, a rede oferece cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps), sendo três para pessoas acima de 18 anos, um infantil e outro para tratamentos de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e drogas (Caps-AD). Além disso, há também o Centro de Convivência e Cultura. Em caso de crises, a assistência é feita nas Unidades de Atendimento Integrado (UAI).
Confira abaixo as unidades de saúde da rede municipal.