Notícias

Prefeitura assina ordem de serviço para reforma e ampliação da ETE Uberabinha

Dentre as melhorias, estão a revitalização e modernização dos reatores atuais e a execução de um novo reator
17 de janeiro de 2023

Para atender as demandas atuais e futuras do saneamento básico em Uberlândia, incluindo revitalização e ampliação de instalações, o prefeito Odelmo Leão assinou, em solenidade nesta terça-feira (17), a ordem de serviço para reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Uberabinha. O vencedor da licitação é o Consórcio ETE Uberabinha.

O prefeito Odelmo Leão destacou que a modernização da ETE foi planejada levando em conta o crescimento da cidade, com aumento da capacidade de tratamento de efluentes em cerca de 30%.

“A reforma e ampliação dos reatores e os futuros investimentos vão elevar a capacidade de atender 1,5 milhão de pessoas no tratamento de esgoto. Também já determinei o estudo para a nova estação que ficará do outro lado do rio Uberabinha. Esse estudo será assinado ainda este mês”, disse o prefeito.

<strong>Prefeitura assina ordem de serviço para reforma e ampliação da ETE Uberabinha</strong> 1
Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

Modernização

A ETE Uberabinha vai ganhar um novo reator em sua ampliação. Também serão implementadas adequações tecnológicas, como a substituição do sistema de remoção de areia dos reatores, instalação de caixa de comporta, substituição e implantação de novas tubulações, implantação de escotilhas de acesso, substituição do sistema de descarga de lodo, aumento do número de distribuidores de vazão, substituição do sistema de coleta de biogás e adequação do sistema de amostragem. Cada reator tem volume aproximado de 5450 m³ e capacidade de tratamento de 176 litros por segundo.

O conjunto de ampliação e reforma receberá um investimento de R$ 72,6 milhões e o prazo de execução previsto são de dois anos. Também está prevista a ampliação do sistema terciário de tratamento da ETE.

Para o diretor geral do Dmae, Renato Machado de Rezende, estas obras representam um novo capítulo no saneamento básico de Uberlândia.

“Graças ao planejamento e determinação do prefeito Odelmo Leão, ainda em 2009, quando estávamos com 560 mil habitantes, foi realizado o 1º retrofit na ETE Uberabinha, ampliando a capacidade para atender mais de 800 mil habitantes. Agora em 2022, considerando o crescimento da cidade, vamos iniciar o 2º retrofit, que vai ampliar em cerca de 30% a capacidade de tratamento de esgoto na cidade”, afirmou.

<strong>Prefeitura assina ordem de serviço para reforma e ampliação da ETE Uberabinha</strong> 2
Valter de Paula/ Secretaria de Governo e Comunicação- PMU

ETE Uberabinha

A ETE Uberabinha, localizada no Distrito Industrial, é a estação responsável pelo tratamento de 96% do esgoto coletado em Uberlândia. Os outros 4% estão concentrados na unidade dos bairros Aclimação e Ipanema. Atualmente, a estação tem capacidade de tratar o esgoto de uma população equivalente a 806.400 habitantes, sendo que sua capacidade total é para 889.260 habitantes.

A operação da ETE Uberabinha foi iniciada em 2003 e passou por melhorias no período de 2010 a 2012, quando foi realizada a reforma de oito reatores anaeróbios, construção de mais quatro e uma central de desidratação de lodo. O Dmae conta também com outras sete ETEs (Aclimação, Ipanema, Marielza, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos, Tapuirama e Miraporanga).

Compartilhe:

Veja Também