Notícias

Prefeitura leva Castramóvel para Ceasa em benefício de cerca de 70 animais cadastrados

17 de janeiro de 2023

Com previsão de atender cerca de 70 animais cadastrados na região da Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa Minas), a   Prefeitura de Uberlândia retomou, na manhã desta terça-feira (17), os procedimentos realizados gratuitamente por meio do Castramóvel. O serviço integra o Programa Municipal de Controle de Cães e Gatos, executado em parceria com a ONG SOS Pet e que passou a contemplar distritos e zona rural desde outubro do ano passado.

Os procedimentos contemplam castração e microchipagem dos animais previamente cadastrados.  O gerente de projetos e execução de políticas públicas na área de proteção e bem-estar animal, Amado Junior, explica que, nesta retomada dos serviços, serão realizados cerca de 400 procedimentos remanescentes do ano anterior, quando foram registrados 870 atendimentos com o veículo itinerante.

 “Na Ceasa, temos muitos animais nas dependências, então atendemos um pedido da gerência que se comprometeu a tutoriar esses animais. A vantagem desse projeto é atender primeiramente a comunidade que está mais distante da cidade, e é importante frisar que nessas áreas os animais vivem semi-domiciliados ou soltos, atingindo grandes ninhadas indesejadas e, consequentemente, abandono”, destacou.

A atendente Priscila Gonzaga é proprietária de 20 gatos, todos resgatados. A ação do Castramóvel é, para ela, uma boa alternativa para garantir a saúde dos felinos. “Eu cuido de 20 gatos e já castrei quase todos, faltavam só três e eu soube do Castramóvel através de protetores. É muito bom e importante esse serviço da Prefeitura, pois evita procriação na rua”, disse.

Suporte e etapas

Totalmente gratuitos, os atendimentos começam com checagem do cadastro e assinatura de termo de responsabilidade. Os animais são submetidos a avaliação com médico veterinário antes da anestesia. Estando aptos, são encaminhados para o centro cirúrgico situado no Castramóvel. Em seguida, são encaminhados para sala de pós-operatório, onde permanecem por aproximadamente uma hora, até despertarem.

O médico veterinário, Leandro Borges, explica que o êxito da iniciativa se dá pelo controle das zoonoses e da taxa de natalidade indesejada, minimizar o abandono, conscientizar a população e permitir melhor acompanhamento dos animais.

“Ano passado tivemos uma experiência muito exitosa. O importante do Castramóvel é que ele se desloca de fato até quem não tem condições. Muitas pessoas não sabem, mas a importância também é sobre a prevenção de doenças como problemas uterinos, infecções, câncer de mama e uma série de prevenção de doenças zoonóticas. Também orientamos as pessoas acerca da posse responsável, controle de ectoparasitas e endoparasitas, vacinação”, detalhou o médico veterinário Leandro Borges.

Castramóvel em 2022

Desde que a ação foi iniciada em outubro do ano passado, o Castramóvel já beneficiou 870 animais percorrendo os quatro Distritos da cidade (Martinésia, Miraporanga, Cruzeiro dos Peixotos, Tapuirama) e comunidades rurais como Chácaras Douradinho e Tenda dos Morenos. Estas castrações e microchipagem somam-se a outro projeto municipal de política pública, que teve início em agosto na área urbana e, ao lado de instituições e ONG ‘s parceiras, realizou 3.524 procedimentos, resultando em mais de 4,3 mil animais esterilizados e microchipados.

<strong>Prefeitura leva Castramóvel para Ceasa em benefício de cerca de 70 animais cadastrados</strong> 1
Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Cadastros nos Distritos e comunidade rural Tenda dos Morenos

Os cadastros para a castração de cães e gatos dos tutores que residem nos Distritos de Uberlândia já estão sendo feitos de forma presencial. As fichas cadastrais para a castração e microchipagem já podem ser preenchidas nos locais abaixo:

Martinésia

·         Mercearia do Francisquinho – Av. Luzia Alves Borges, 48

·         Escola Municipal Antônio Martins da Silva – Av. Luzia Alves Borges s/n°

·         Lucélia – Rua. Eleutério Batista, 6

Miraporanga

·         Sargento Jairo – Rua Abadia, 381

·         Escola Municipal Domingas Camin – Av. do Comércio, 263

Cruzeiro dos Peixotos

·         Devanir – Av. José Camin, 490

Tapuirama

·         Suzicarlei – Rua Melo Montes, 195

Comunidade rural Tenda dos Morenos

·         Mercearia Tenda dos Morenos

Veja Também