Notícias

Prefeitura promove festas temáticas e desfile de rua no Carnaval 2023

Programação segue de 10 a 21 de fevereiro em espaços centrais e na avenida Balaiadas
17 de janeiro de 2023
Fotos: Divulgação

Foliões e grupos de Escolas de Samba da cidade estarão de volta às ruas de Uberlândia com a folia de Carnaval promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT). A programação do Carnaval 2023 é gratuita e reúne festas tradicionais, matinês, bloquinhos e desfiles de escolas de samba.

Na programação, as festividades de Carnaval no município começam no dia 10, na Praça Clarimundo Carneiro, com apresentação do Reinado de Momo e a tradicional Noite dos Antigos Carnavais, e o festejo segue até o dia 21, último dia de folia, na avenida Balaiadas, entre as ruas Paraná e Bahia, no bairro Marta Helena, com o Desfile das Campeãs (confira abaixo a programação completa).

Os eventos foram distribuídos em alguns pontos da cidade como a Praça Clarimundo Carneiro, o Centro Municipal de Cultura, vias do centro urbano que servirão como trajeto para os bloquinhos carnavalescos e na avenida Balaiadas.  

“Estamos preparando nossa Uberlândia para um grande Carnaval oferecendo uma programação que agrade às crianças, os jovens, idosos, enfim, toda a família. Teremos vários eventos como a esperada Noite dos Antigos Carnavais, o Baile de Máscaras, o Desfile das nossas Escolas de Samba, dentre outras folias”, destacou Mônica Debs, secretária Municipal de Cultura e Turismo.  

Sobre estrutura, a responsável pela pasta esclarece: “Tudo está sendo organizado para oferecer segurança e comodidade. A estrutura contempla banheiros químicos com acessibilidade, palco, arquibancada, mesas, cadeiras e iluminação. Haverá o apoio da polícia militar, seguranças de empresas privadas que darão reforço e brigadistas. Será uma festa linda e conto com a presença e a alegria contagiante da nossa população”, pontuou Mônica.

Do barracão à passarela

O ponto alto das festividades ocorre nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro. A passarela do samba, na avenida Balaiadas, no bairro Marta Helena, será toda de cores, ritmos e melodias com a passagem das tradicionais escolas carnavalescas de Uberlândia: Acadêmicos do Samba, Garras de Águia, Garotos do Samba, Tabajaras e Unidos do Chatão e dos blocos APARU (Associação dos Paraplégicos de Uberlândia) e Extravasa.

Conforme projeto de lei aprovado na Câmara Municipal em 2021, durante o período de isolamento social devido à Covid-19, a SMCT incentivou a atividade carnavalesca com o repasse de recursos para três agremiações. Já no fim de 2022, a pasta repassou recursos para as duas agremiações restantes, além dos blocos APARU e Extravasa, para garantir uma festa completa que incluísse a diversidade.

. A verba foi aplicada em projetos feitos pelas próprias escolas dispondo de oficinas criativas voltadas ao universo dos barracões.

Confira a programação completa

10/02 (Sexta-feira)

– 19h: Reinado de Momo e Noite dos Antigos Carnavais

Local: Praça Clarimundo Carneiro

11/02 (Sábado)

– 15hCortejo de bloquinhos carnavalescos com o grupo Pirueta musical.

Matinê Abre Alas (DJ Hugo Bagunceiro)

Trajeto: Saída da praça Coronel Carneiro (frente à Casa da Cultura) até a Praça Clarimundo Carneiro

– 17h e 20h: Noite dos Antigos Carnavais (Bloco Chiquita Bakana)

Local: Praça Clarimundo Carneiro

17/02 (Sexta-feira)

– 19h: Baile de Máscaras (Lísias e Banda)

Local: Centro Municipal de Cultura

19/02 (Domingo)

– 20h: Desfile de Blocos (APARU e Extravasa)

Local: Avenida Balaiadas – Bairro Marta Helena

Desfile de Escolas de Samba (Acadêmicos do Samba, Garras de Águia, Garotos do Samba, Tabajaras e Unidos do Chatão)

20/02 (Segunda-feira)

– 15h: Apuração do desfile

Local: Avenida Balaiadas – Bairro Marta Helena

21/02 (Terça-feira)

– 20h: Desfile dos campeões

Local: Avenida Balaiadas – Bairro Marta Helena

Veja Também