Notícias

Obras da nova adutora do Dmae avançam e chegam a 1.400 metros

Rede de água terá extensão de 4,5 km, interligando a ETA Sucupira ao Centro de Reservação do São Jorge
23 de janeiro de 2023

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) segue com as obras da nova adutora do anel hidráulico, que vai interligar a Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira com o Centro de Reservação do São Jorge. Até a última semana, foram executados 1.400 metros de conexão. A nova rede vai ter uma extensão de 4,5 mil metros, possibilitando a integração dos três sistemas de abastecimento de água de Uberlândia.

O diretor adjunto do Dmae, engenheiro Guilherme Marques, destacou que a instalação da nova adutora está dentro do cronograma planejado. “Tivemos o período de chuva no começo do ano, mas conseguimos seguir com o planejamento inicial. Estamos avançando dentro do prazo de execução”, afirmou.

De acordo com Marques, a execução da nova adutora é uma das etapas do anel hidráulico que vai garantir a segurança hídrica para Uberlândia. “Em breve, com a conclusão do anel hidráulico teremos a interligação dos três sistemas de abastecimento da cidade.”

A nova adutora está sendo executada em polietileno de alta densidade (PEAD), material que tem vida útil superior a 100 anos. A nova rede terá diâmetro de 630 mm e está a cargo da Cosam Engenharia Ltda, vencedora do processo licitatório na modalidade menor preço global.

IMG-20230112-WA0022.jpg

Sistemas de Abastecimento

Uberlândia conta com três sistemas de abastecimento: Sucupira, Bom Jardim e Capim Branco. Cada sistema conta com captação, tratamento e distribuição próprios. A ETA Sucupira tem a sua captação no rio Uberabinha, a ETA Bom Jardim no Ribeirão Bom Jardim e a ETA Capim Branco no rio Araguari. Os três sistemas têm capacidade de produção de água atual de 5,2 mil litros por segundo, suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes, o dobro da população atual conforme censo do IBGE.

Compartilhe:

Veja Também