Notícias

Prefeitura lança livro com receitas culinárias de produtores rurais

Viabilizada por meio do programa Novo Agro, publicação destaca pratos de comunidades e distritos de Uberlândia; lançamento será nesta quinta-feira (26), às 16h, no auditório do Centro Administrativo Municipal
23 de janeiro de 2023

 A Prefeitura de Uberlândia, por meio do Programa Municipal de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro) da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação, lança, nesta semana, o Livro de Receitas da Roça.  A publicação destaca 23 pratos tradicionais da culinária de comunidades rurais e distritos. O evento de lançamento, aberto para toda população, será nesta quinta-feira, 26), às 16h, no auditório Cícero Diniz, do Centro Administrativo Virgílio Galassi.   

O Livro de Receitas da Roça, que também destaca a identidade da população e fomenta e incentiva o turismo gastronômico no município, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Uberlândia (CMDRS), da Emater e do Sindicato Rural.

Para o prefeito Odelmo Leão, transformar em livro a riqueza gastronômica dos produtores rurais, além de valorizar, eterniza o conhecimento de antigas gerações para as próximas. “É mais que um livro de receitas de pratos típicos do campo. É um livro de nosso povo. Com comidas feitas com amor que acolhe nossas famílias e nossos amigos. É cultura, tradição e sabedoria popular eternizadas”, ressaltou.

Iguarias cheias de história

Nas páginas do livro, a população é possível conferir, por exemplo, o modo de preparo da famosa “ameixinha de queijo” da dona Acelina, uma mulher de 81 anos que nasceu e mora nas terras de Tapuirama, um dos distritos do município. Essa receita de família, feita com queijo puro e sem acréscimo de farinha ou fubá,  é considerada uma iguaria nos festejos da comunidade, repassada há mais de 60 anos pelas mãos habilidosas da moradora, e agora, está registrada no Livro de Receitas da Roça.

Além do modo de preparo de vários outros pratos, como carne na lata, frango com guariroba, tilápia frita com limão, pamonhas e bolo de milho verde, dentre outros, os leitores também são surpreendidos com belas fotografias, histórias da região e “causos” desses produtores que mantêm viva a herança cultural dos homens e mulheres do campo.

Lançamento e palestra sobre Sucessão Rural

Nesta quinta-feira, o lançamento do Livro de Receitas da Roça terá uma programação especial. Após a apresentação, haverá uma palestra sobre “Sucessão rural”, com a renomada especialista e consultora de Governança Familiar Vivian Einhardt. Em seguida, a solenidade contará com sessão de autógrafos com todos os produtores rurais participantes do livro.

Com tiragem de 1 mil exemplares, o livro será distribuído gratuitamente no dia do lançamento. A população também poderá encontrar o “Receitas da Roça” nos principais espaços públicos e, em versão on-line, no Portal da Prefeitura de Uberlândia.

Prestigie!

O quê:  Lançamento do Livro de Receitas da Roça

Onde: Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo Virgílio Galassi – Prefeitura de Uberlândia – Av. Anselmo Alves dos Santos, 600 – Santa Mônica

Quando: 26 de janeiro

Horário: A partir das 16h

Entrada gratuita

Veja Também