A coordenação de paradesporto da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) promove, neste sábado (28), uma atividade interna voltada à avaliação física dos paratletas da modalidade de atletismo de duas entidades parceiras: a Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu) e o Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU). A iniciativa acontece no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel) a partir das 8h30.
Segundo a coordenadora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa, uma equipe técnica fará avaliação física, anamnese (entrevista) e testes físicos com os paratletas, incluindo antropometria, dinamometria, arremesso de medicine ball, saltos verticais (squat jump e moviment jump) e teste de velocidade (deslocamento 30 metros).
“O objetivo dessa prática é avaliar as condições atuais de saúde dos paratletas, tentar perceber quais exercícios podem fazer parte da rotina deles e, a partir disso, aprimorar seus treinamentos. A avaliação ainda pode identificar as limitações físicas e biológicas de cada pessoa, além de encontrar indícios de alguma doença”, destacou.
Destaque nacional
Atualmente, Uberlândia está entre as principais potências do atletismo paralímpico brasileiro. Somente no ano passado, a equipe Aparu/Futel/Praia Clube conquistou 227 medalhas ao longo do ano, com destaque para as 32 medalhas (10 de ouro, 14 de prata e 8 de bronze) no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo e as 68 medalhas nos três Meetings e nos dois Desafios Loterias Caixa de Atletismo de São Paulo (52 de ouro e 14 de prata. Já a equipe CDDU/Futel/Praia Clube se destacou no Campeonato Brasileiro de Jovens de Atletismo, com a conquista de duas medalhas (uma de ouro e uma de prata).
A Futel tem ligação direta com esses resultados, uma vez que disponibiliza aos 93 paratletas da Aparu/Futel/Praia Clube e 11 paratletas da CDDU/Futel/Praia Clube a estrutura do Sesi Gravatás para treinamento, além de fornecer profissionais de educação física para acompanhá-los em treinos e competições.