Na tarde desta quinta-feira (26), a Prefeitura de Uberlândia recebeu, no auditório do Centro Administrativo, um grande público para o lançamento do “Livro de Receitas da Roça”, que eternizou o modo de preparo de 23 pratos famosos e tradicionais da culinária das comunidades rurais e distritos da cidade. Com mil exemplares, a publicação foi distribuída durante o lançamento e está sendo disponibilizada nas redes hoteleiras, nos espaços públicos e culturais de Uberlândia, além de estar disponível, em formato digital, pelo Portal da Prefeitura (veja aqui).
Durante o evento, que foi gratuito e aberto ao público, o prefeito Odelmo Leão celebrou o lançamento da obra. “Isto é o resultado da valorização do homem e da mulher do campo, que trabalham de sol a sol em benefício do povo brasileiro. É mais que uma homenagem, é um belo registro de nossas comunidades rurais para a atual e futuras gerações.”
Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Uberlândia (CMDRS), da Emater-MG e do Sindicato Rural, o “Livro Receitas da Roça” foi criado e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação por meio do Programa Municipal de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais (Novo Agro).
Segundo a secretária da pasta, Thalita Jorge, o livro, além de preservar as memórias das comunidades rurais, é uma oportunidade para impulsionar o turismo rural. “O programa Novo Agro, além de valorizar os produtores rurais da região, também fomenta a criação de emprego e renda. E a proposta deste livro é homenagear e também ser ‘vitrine’, ser uma amostra da grandeza e da preciosidade que existem na zona rural e que a população daqui e de fora pode conhecer e desfrutar”, ressaltou a secretária.
Durante a sessão de autógrafos, exibindo o livro e o orgulho de ter participado, “seo” Itamar da Silva – que leva a fama de fazer a melhor almôndega da Comunidade rural Olhos D’água e de todo município – diz que o “Receitas da Roça” é mais que um livro, é a própria herança. “O meu maior tesouro é o meu conhecimento, as minhas raízes. E fazer parte desta obra, ensinando a receita da minha família, é a herança mais bonita que posso deixar.”
Com auditório lotado, o comerciante rural ,emocionado, ainda fez um convite. “Deixe o livro na cozinha, reúna os filhos, os netos e faça uma das receitas deixando vivo o afeto, o acolhimento, a tradição e a boa prosa. E claro, vá com a família nos visitar, conhecer nossos Distritos e comunidades rurais, e desfrutar das delícias de nossa terra”, disse “seo” Itamar que estampa a página 21 do Livro Receitas da Roça.
Na cerimônia, que contou com produtores rurais, familiares, autoridades, representantes de sindicatos e associações, os participantes também puderam degustar de pratos típicos da zona rural de Uberlândia, além de apreciar a apresentação do Hino Nacional tocado na viola caipira. Em seguida, a Prefeitura de Uberlândia promoveu uma palestra gratuita sobre Sucessão Rural com a renomada especialista e consultora de governança familiar Vivian Einhardt.
Clique aqui e acesse a versão digital do Livro Receitas da Roça.