Uma grande solenidade marcou, nesta segunda-feira (13), o calendário em Uberlândia instituindo o “Dia Municipal das Mulheres e Meninas em Ciência e Tecnologia”, a ser celebrado no município, anualmente, no dia 11 de fevereiro. O decreto foi assinado pelo prefeito Odelmo Leão no auditório do Centro Administrativo Municipal.
O ato foi acompanhado de homenagem a 72 alunas das redes municipal, estadual e federal premiadas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2022 (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Torneio Feminino de Computação. As professoras e escolas envolvidas também receberam reconhecimento.
Ao entregar as premiações, o prefeito Odelmo Leão destacou o comprometimento da Prefeitura de Uberlândia no desenvolvimento da tecnologia e da ciência. “Nossa gestão é uma das poucas a inovar neste país. Nós temos praticamente 100% da Prefeitura informatizada. As nossas escolas municipais estão com várias disciplinas que ensinam aos nossos alunos a inovação na tecnologia, na informação e até na educação ambiental. Estamos comprometidos com as urgências do nosso tempo, modernizando Uberlândia, e claro, as meninas e mulheres de nosso município têm grande participação nesta evolução. Parabéns a todas e que continuem conquistando espaço, melhorando o nosso mundo com tanto talento”, celebrou.
A data do evento, organizado por meio de parceria entre as secretarias municipais de Educação e Agronegócio, Economia e Inovação, foi escolhida por ser próxima ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e Tecnologia, celebrado no último sábado (11). Tanto as homenagens quanto o decreto integram o compromisso da gestão municipal em fomentar ações e políticas públicas que impulsionem meninas e mulheres a avançarem em todos os setores, inclusive na ciência e tecnologia.
Para a secretária municipal de Agronegócio, Economia e Inovação Thalita Jorge, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e o recém instituído “Dia Municipal das Mulheres e Meninas em Ciência e Tecnologia” reforçam a necessidade de se refletir e fomentar projetos aproximando também empreendedores e instituições. “É essencial dar oportunidades para que as mulheres também se destaquem em áreas predominantemente masculinas”, enfatizou.
“Hoje, são meninas, são alunas. Amanhã, serão cientistas dominando grandes áreas. E para isso, precisamos reconhecer e estimular, diminuindo, até erradicar, a desigualdade de gênero nas carreiras tecnológicas e científicas, que é uma problemática que, felizmente, ganhou debate mundial”, observou a secretária municipal de Educação, Tânia Toledo.
Uma das alunas homenageadas foi Geovana Duarte, de 13 anos, da Escola Municipal Professor Otávio Batista Coelho Filho. A estudante do oitavo ano conquistou a medalha de Bronze na OBMEP. “Estou muito feliz com este reconhecimento porque impulsiona a gente a buscar mais conquistas, a estudar ainda mais e, quem sabe, conquistar um lugar importante e ajudar a nossa cidade, o nosso país”, festejou a jovem.
Roda de conversa
Além de realizar a entrega de medalhas e certificados às alunas premiadas e valorizar o trabalho desempenhado nas escolas públicas e dos profissionais de educação, o evento também promoveu uma roda de conversa sobre o “Futuro da tecnologia, os anseios e mudanças no mercado de trabalho”. A troca de ideias contou com a participação de Aryanne Araújo, Mariana Milena e Bianca Junqueira.
Aryanne Araújo é instrutora do UberHub Code Club, programa de incentivo à formação de desenvolvedores de Software realizado pelo Instituto UberHub Educação e o ecossistema de inovação da cidade. Mariana Milena detectou, em fevereiro de 2022, um asteroide, até então desconhecido, em parceria com a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa). Bianca Junqueira é cofundadora da Portão 3, startup que desenvolveu uma plataforma para empresas gerenciarem viagens e todo tipo de despesa corporativa.