O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) já executou mais de 2,3 km da nova adutora de interligação entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) Sucupira e o Centro de Reservação do São Jorge. A tubulação, em polietileno de alta densidade (Pead), tem uma extensão total de 4,5 km, integrando a obra de interligação do anel hidráulico entre os três sistemas de abastecimentos de água da cidade. O Pead tem vida útil superior a 100 anos.
De acordo com o diretor adjunto do Dmae, o engenheiro Guilherme Marques, a obra segue dentro do cronograma planejado. A autarquia também está fazendo as tratativas junto às concessionárias rodoviárias e ferroviária para a execução da travessia subterrânea nos próximos meses. “O uso da tecnologia Pead em área não urbana, como é o caso, permite a instalação de grandes trechos duas vezes mais rápido na comparação com a tubulação de aço”, disse.
Marques ressaltou que a próxima etapa será a execução de duas travessias subterrâneas, que totalizam 110 metros de extensão por meio de método não destrutivo (tunnel liner). “O método não destrutivo (MND) possibilitará a travessia sob a Ferrovia Centro-Atlântica e a BR-050, sem impactar no tráfego dos veículos e na logística ferroviária”, explicou.
A nova rede terá diâmetro de 630 mm e está a cargo da Cosam Engenharia Ltda, vencedora do processo licitatório na modalidade menor preço global.
Sistemas de Abastecimento
Uberlândia conta com três sistemas de abastecimento: Sucupira, Bom Jardim e Capim Branco. Cada sistema conta com captação, tratamento e distribuição próprios. A ETA Sucupira tem a sua captação no rio Uberabinha, a ETA Bom Jardim no Ribeirão Bom Jardim e a ETA Capim Branco no rio Araguari. Os três sistemas têm capacidade de produção de água atual de 5,2 mil litros por segundo, suficiente para abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes, o dobro da população atual conforme censo do IBGE.