Os desfiles das escolas de samba e dos blocos carnavalescos de Uberlândia mostraram que o Carnaval continua sendo uma grande celebração da criatividade, alegria e cultura. Na noite deste domingo (19), as cinco escolas e os dois blocos inscritos na cidade ofereceram ao público um espetáculo que enalteceu a folia de momo. O local foi a avenida Balaiadas, nova passarela do samba, que foi totalmente preparada pela Prefeitura de Uberlândia para acolher os foliões com comodidade, acessibilidade e segurança.

“Recebemos a determinação do prefeito Odelmo Leão que retornássemos com o desfile em um local onde as escolas e os blocos tivessem a estrutura e as condições necessárias para se apresentarem. Esta foi uma forma de valorizar os esforços das agremiações”, disse a secretária municipal de Cultura e Turismo, Mônica Debs. Ela também destacou que o Carnaval é uma data que contribui para dinamizar a economia da cidade.
“É muito bonito e contagiante ver pessoalmente os desfiles. No dia a dia estamos sempre correndo, com muitas coisas pra resolver, mas quando chega um momento como o Carnaval, temos que diminuir o ritmo e curtir atrações como esta, que incentivam a cultura, a alegria e a união”, disse o professor Flávio Nunes da Silva.
Para a recepcionista Dalva Cristina Rodrigues o desfile serviu como momento de confraternização da família. “Eu e minha família viemos para curtir a festa juntos. Todos nós gostamos do Carnaval e em nossas festinhas sempre tocamos e dançamos samba. Não podíamos perder esta oportunidade”, afirmou. Ela ainda elogiou a estrutura e o local dos desfiles.
Desfiles levaram samba e cores para a avenida
Os desfiles foram abertos pelo bloco Extravasa, com o enredo “Extravasa. São Cosme e Damião, intercedam por nós. Traz fé, saúde e união”. Os 120 componentes foram para a avenida e pediram aos santos que protegessem as crianças e retrataram o universo infantil com fantasias e adereços que remeteram o público a um mundo de sonhos e doces.
O desfile do bloco Aparu serviu para aguçar o apetite dos foliões. O enredo “Chocolate, manjar dos deuses” foi representado por mais de 100 integrantes, que mostraram a saga do cacau usado desde o povo asteca até os tempos atuais.
A participação das escolas de samba teve início com a Garras de Águia. A agremiação contou com 350 foliões para contar o enredo “Salve Jorge, Salve Ogum, guerreiro na fé”, que retratou a trajetória de São Jorge, desde a Capadócia, na Turquia, até o seu martírio. A apresentação mostrou a popularização da fé pelo santo no mundo.
Em seguida foi a vez da Acadêmicos do Samba entrar na avenida com 300 componentes. O enredo “Água, fonte da vida. Chuê, chuá, as águas vão rolar” mostrou a formação da natureza com a integração dos orixás. A escola também abordou a poluição das águas, a depredação da flora, a extinção da fauna e as várias utilizações da água.
A Unidos do Chatão foi a terceira escola a se apresentar e levou o público para o norte do Brasil com o enredo “Amazônia, o Exército Místico pela defesa do Eldorado Verde”. Com 350 foliões, a agremiação mostrou as riquezas da Amazônia, assim como a sua exploração ao longo dos últimos cinco séculos e lendas folclóricas, como as do Boitatá e do Saci-Pererê.
A penúltima escola a desfilar foi a Garotos do Samba com o enredo “A chama que nunca se apaga”. Cerca de 500 componentes mostraram o fogo como tema central. Foram retratados a descoberta do fogo pela humanidade, os diversos avanços que ele permitiu e suas diversas faces, como a sagrada e a folclórica. A enredo fez ainda uma analogia entre o fogo e a paixão dos foliões pelo Carnaval, abordada também como uma chama que não se acaba.
A noite de desfiles foi encerrada pela Tabajara com o enredo “Yeji Semba Sanko da Euforia. Tabajara resgata o passado e traz de volta a euforia!”. Com cerca de 300 integrantes, a escola fez um convite para as pessoas refletirem sobre o passado e construírem um futuro de paz, harmonia, inclusão e respeito. A agremiação fez ainda uma celebração da vida e homenagens aos seus integrantes históricos.
Estrutura completa
Para receber o público, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, organizadora do Carnaval de Uberlândia, montou uma estrutura com 380 metros de extensão na avenida Balaiadas, sendo uma arquibancada com 120 metros de comprimento e capacidade para acomodar aproximadamente 1.600 pessoas. Uma novidade neste ano são as treliças cobrindo a passarela, juntamente com as treliças laterais, que garantem iluminação e sonorização mais potentes. A passarela do samba conta ainda com camarins para autoridades e imprensa, palanques para jurados, cabine técnica, banheiros químicos e pontos de apoio para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Também foi montada uma tenda para receber as pessoas com deficiência e com banheiros acessíveis.
Durante as comemorações, a avenida conta com equipe médica e ambulância, enviadas pela Secretaria Municipal de Saúde.
Resultado e programação
A apuração que revelará a escola campeã e o bloco com a melhor pontuação do Carnaval 2023 de Uberlândia será hoje, segunda-feira (20), a partir das 15h, na passarela do samba, na avenida Balaiadas.
Já os desfiles com as escolas campeã e vice-campeã e o bloco melhor pontuados serão também na passarela do samba, na avenida Balaiadas, amanhã, terça-feira (21), a partir das 20h.