A celebração do Carnaval 2023 foi encerrada pela Prefeitura de Uberlândia, na noite desta terça-feira (21), com muita animação e um clima contagiante dos foliões e público presentes na avenida Balaiadas, no bairro Marta Helena. Protagonizaram o desfile das campeãs as escolas de samba Tabajara Sociedade Recreativa e Unidos do Chatão e o bloco Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu).
“O desfile das campeãs representou o que de melhor os jurados viram nas apresentações do último domingo. As escolas e o bloco que voltaram pra avenida do samba conseguiram traduzir o verdadeiro significado do Carnaval. Vimos bastante festa e alegria. Certamente todos eles justificaram seus títulos”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Mônica Debs.
Se apresentaram na avenida Balaiadas, seguindo a ordem, o bloco Aparu, campeão entre os blocos carnavalescos participantes; e as escolas de samba Unidos do Chatão, vice-campeã; e Tabajara, a grande vencedora do Carnaval de Uberlândia. O evento, organizado pela primeira vez no Marta Helena, foi uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Para o diretor de ala e harmonia da escola de samba Tabajara, Júlio César de Oliveira, o sentimento da conquista se resume em prazer. “Depois de seis anos retornamos à avenida do samba e fomos campeões. Estou nessa há mais de 35 anos e é um grande prazer”, contou.
Já para a intérprete do bloco carnavalesco Aparu, Adriana Francisco, o espetáculo ficou a contento de todo o trabalho realizado até a chegada do desfile. “Nossa preparação é uma luta. Viemos com muita força e garra diante de todo o contexto. É um trabalho muito prazeroso que faço com amor. Desfilamos com a leveza da vitória e agradeço a todos os integrantes do bloco. Fica a sensação de missão cumprida”, finalizou.
As demais agremiações que integraram o desfile deste ano, mas que não passaram pela avenida durante esta noite foram as escolas Garras de Águia, Acadêmicos do Samba e Garotos do Samba, além do bloco Extravasa. Lembrando que a escola campeã conquistou premiação em dinheiro de R$ 6 mil, enquanto a vice-campeã faturou R$ 3 mil. As escolas e o bloco que estiveram no desfile das campeãs ainda receberam troféus.