O paratleta Rodrigo Parreira, da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), entidade parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube, foi convocado para participar da Semana de Treinamento da Seleção Brasileira de Atletismo Paralímpico. O treino acontecerá entre os dias 26 de fevereiro e 3 de março no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
A convocação ocorreu devido aos excelentes resultados alcançados por Rodrigo Parreira em competições disputadas ao longo de 2022. O paratleta, inclusive, encerrou o ano passado com a melhor marca do país e a segunda melhor do mundo no salto em distância (5,70 metros).
“Rodrigo vive um excelente momento e começou 2023 muito bem, ao ser convocado pela seleção brasileira. A partir de agora, a expectativa é treinar com bastante foco, competir em alto nível e, assim, garantir uma vaga em duas importantes competições que serão disputadas neste ano, o Campeonato Mundial de Atletismo e os Jogos Parapan-Americanos, além dos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024”, disse o treinador de atletismo equipe Futel/Aparu/Praia Clube, o profissional de educação física, Leandro Garcia.
Rodrigo Parreira, que compete na classe T36, voltada a paratletas com paralisia cerebral, tem uma trajetória repleta de sucesso. Entre suas principais conquistas estão duas medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 (prata no salto em distância e bronze nos 100 metros rasos) e duas medalha nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019 (ouro no salto em distância e prata nos 100 metros rasos).
Em 2022, sua principal conquista foi a medalha de ouro na prova de salto em distância no Meeting Paralímpico Loterias Caixa, disputado em Fortaleza (CE), com a participação de paratletas de todo o país.
O paratleta treina cinco dias por semana na pista do Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema FIEMG e que está sob responsabilidade da Futel), com acompanhamento de profissionais de educação física da Futel.