Visando possibilitar boas condições de habitação e qualidade de vida aos moradores dos bairros Maná e Zaire Rezende, o prefeito Odelmo Leão autorizou, na tarde desta quinta-feira (23), a assinatura de ordens de serviços que permitam a implantação e regularização da rede de energia elétrica nesses locais. Os novos bairros estão situados na região leste da cidade e começarão a contar com infraestrutura adequada para distribuição de energia elétrica desde a efetivação dos serviços.
“A vida é feita de resultados e não de promessas. Sempre fui um gestor de resolver os problemas existentes. Hoje, temos a possibilidade de levar aos moradores dos bairros Maná e Zaire Rezende uma nova realidade. Precisaremos da colaboração de todos os envolvidos, inclusive dos moradores, porque faremos transformações nos respectivos bairros. Levaremos energia elétrica para dentro das residências”, disse o prefeito Odelmo Leão.
Durante a assinatura das ordens de serviço, o prefeito também determinou estudos para que o Município assuma a instalação dos padrões de energia nos imóveis que estão nos dois bairros.
“Determinei ao procurador-geral e à secretária de Meio Ambiente e Serviços Urbanos que busquem, junto à equipe jurídica, uma solução para colocarmos os padrões de energia nas residências. Faremos mais este investimento, pois, na vida pública, o que vale é a palavra dada e o compromisso assumido. Assim, garantiremos que todos tenham condições mínimas necessárias de moradia. Reitero que os locais continuarão sendo atendidos com todo o suporte e atenção devida, a fim de que possam se desenvolver enquanto comunidade”, destacou o Odelmo Leão.
Na oportunidade, o chefe do executivo também assinou um decreto que declara de utilidade pública parte da área do Maná que ainda é particular e será desapropriada para concretização do processo de regularização. O decreto será publicado no Diário Oficial do Município (DOM).
Rede de Distribuição de energia garantida
Com a implantação e regularização da rede de energia elétrica no Maná e Zaire Rezende, a expectativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos é de que mais de 4 mil pessoas sejam diretamente beneficiadas. A empresa responsável pela elaboração e execução do projeto será a Barra Projetos e Construções Ltda., vencedora de concorrência pública. O investimento pelo município é estimado em, aproximadamente, R$ 3,7 milhões.
As obras serão divididas seguindo as etapas de desenvolvimento de projetos executivos, aprovação de projetos junto à Cemig, aquisição de materiais (como postes, transformadores e cabos), implantação dos materiais e comissionamento da obra junto à Cemig. O prazo previsto para conclusão das instalações é de seis meses.
Após a regularização da rede de energia elétrica nos bairros, será instalada a iluminação pública com luminárias de led, atendendo à Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação, firmada entre a Prefeitura de Uberlândia e a concessionária Engie. Também participam do processo de regularização as secretarias municipais de Obras (que auxiliará na demarcação dos postes), Trânsito e Transportes (responsável pela verificação das vias) e Planejamento Urbano (à frente da emissão das certidões prediais e cadastramento das residências).
Distribuição de energia
Para a execução do projeto de distribuição de energia, os bairros foram divididos em lotes, sendo o Maná o “lote 1” e o Zaire Rezende o “lote 2”. Com isso, os trabalhos para fornecimento de energia, em cada um dos locais, compreenderão:
Lote 1 (Maná)
· Área atendida de 296.684,75 m²;
· Carga estimada a ser disponibilizada à população: 1035 kVA;
· 263 postes equipados com rede de distribuição de energia elétrica trifásica;
· 921 lotes serão contemplados.
Lote 2 (Zaire Rezende)
· Área atendida de 47.002,72 m²;
· Carga estimada a ser disponibilizada à população: 255 kVA;
· 49 postes equipados com rede de distribuição de energia elétrica trifásica;
· 172 lotes serão contemplados.
Loteamentos
O processo de regularização dos loteamentos Maná e Zaire Rezende teve início em 2019, quando o prefeito Odelmo Leão autorizou a elaboração dos projetos de urbanização e o levantamento social das famílias. Com a conclusão dos projetos, a Prefeitura inicia agora, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, a primeira etapa de execução das obras de infraestrutura nas localidades.