Em encerramento à programação do Carnaval 2023, a Prefeitura divulgou a tabulação e resultados oficiais para os desfiles de escolas de samba e blocos carnavalescos. Com o enredo “Yeji Semba Sanko da Euforia. Tabajara resgata o passado e traz de volta a euforia!”, a Tabajara Sociedade Recreativa conquistou o título com 238,1 pontos na apuração. Entre os blocos, o prêmio ficou com o Bloco Associação dos Paraplégicos de Uberlândia – APARU, que conquistou 208,5 pontos apresentando o enredo “Chocolate, manjar dos deuses”.
Os blocos carnavalescos e escolas de samba foram avaliados por grupos de três jurados para cada um dos quesitos: Comissão de Frente; Alas das Baianas; Alegorias, adereços e fantasias; Bateria; Samba enredo; Enredo; Mestre-sala e Porta-bandeira; Harmonia e evolução; Porta Estandarte (somente para os blocos).
A escola campeã garantiu premiação em dinheiro de R$ 6 mil, enquanto a vice-campeã recebeu R$ 3 mil. Os demais participantes e suas pontuações no desfile de Carnaval foram o bloco Extravasa (204 pontos) e as escolas Unidos do Chatão (236,1), Garras de Águia (232,9), Acadêmicos do Samba (231,7) e Garotos do Samba (desclassificada em conformidade com o artigo 19 do capítulo 5º do Regulamento Oficial do Desfile das Escolas de Samba e Blocos e Carnavalescos).
Passarela do samba
Neste ano, a passarela do samba foi a avenida Balaiadas, espaço totalmente preparado pela Prefeitura de Uberlândia para acolher os foliões com comodidade, acessibilidade e segurança. O desfile das cinco escolas e dois blocos aconteceu no domingo (19). Já na noite de terça-feira (21), a população prestigiou o desfile das campeãs, com direito a troféus para todas as participantes.