O paratleta Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho foram convocados para a 1ª Semana de Treinamento da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica, que será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, até quarta-feira (1°). Os dois são do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU), associação parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube.
O paratleta e o assistente esportivo treinam cinco vezes por semana no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), com orientação do treinador Glênio Fernandes, profissional de educação física da Futel.
Segundo o paratleta, a convocação para esta etapa de treinamento marca um ótimo início de 2023. “É algo fundamental para que possa me desenvolver cada vez mais na modalidade, especialmente em um momento em que almejo uma vaga em duas importantes competições que acontecem em breve: os Jogos Parapan-Americanos do Chile, em novembro, e os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024”, destacou.
Mateus Carvalho é um dos principais nomes da bocha paralímpica brasileira e soma importantes conquistas nacionais e internacionais, como o tricampeonato brasileiro (2015, 2018 2022), medalhas de ouro na Copa América de pares e equipes (2015), prata (individual) e ouro (pares) no Campeonato Regional das Américas (2018), ouro (pares) na Copa América (2019), bronze (individual) e ouro (pares) nos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019), ouro (individual) e prata (pares) na Copa América (2021) e prata na 1ª etapa da Copa do Mundo de Bocha Paralímpica (2022). Além disso, ele esteve entre os representantes do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2021.