Notícias

Prefeitura intensifica força-tarefa de roçagem e capina na cidade

Até o início da próxima semana, mais de dez bairros serão atendidos; cronograma é elaborado periodicamente e também recebe indicação da população por meio do SIM
24 de fevereiro de 2023
Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

A Prefeitura de Uberlândia não poupa esforços para garantir uma cidade cada vez mais limpa e segura para a população. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, equipes de capina e roçagem realizam uma verdadeira força-tarefa em áreas públicas. Até a próxima terça-feira (28), mais de dez bairros devem ser beneficiados.

O trabalho de roçagem e capina envolve aproximadamente 156 profissionais divididos em 12 equipes. Desde a semana passada, quase 40 vias já foram atendidas, entre as quais estão as avenidas Nicomedes Alves dos Santos, Frederico Tibery, Lidormira Borges, Ana Carolina Machado, San Marino, Geraldo Abrão e Uirapuru, as praças Theodora dos Santos, Ladário Teixeira, João Batista Lima e Clarinda de Freitas, além dos cemitérios Bom Pastor e de Miraporanga, entre outras.

<strong>Prefeitura intensifica força-tarefa de roçagem e capina na cidade</strong> 1
Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação/PMU

Destinação correta da massa verde

Apenas neste ano, mais de 1 milhão de metros quadrados de massa verde foram recolhidos pelas equipes de capina e roçagem. Essa massa verde é destinada à Ecomulti Gestão de Resíduos, empresa vencedora da licitação. Nas áreas privadas, os proprietários também devem procurar uma empresa licenciada para destinar a massa verde de maneira ambientalmente correta. Um cuidado necessário e que também colabora para evitar o entupimento de bocas de lobo.

“O trabalho de nossas equipes de capina e roçagem está na rotina de serviços oferecidos à população, mas é intensificado durante o período chuvoso, que vai até maio. É importante salientar que, nas áreas privadas, essa limpeza é de responsabilidade dos proprietários, que têm obrigação legal de cuidar de passeios e sarjetas fronteiriços às suas residências e estabelecimentos, dando destino adequado à massa verde gerada, conforme determina a lei municipal nº 10.280/2009”, reforça a secretária Larissa Espíndula.

O serviço roçagem e capina é realizado de forma setorizada, seguindo um cronograma que leva em consideração a necessidade de cada bairro ou espaço. Por meio do Serviço de Informação Municipal (SIM), no 3239-2800, a população também pode solicitar o atendimento e ajudar na fiscalização ao encaminhar denúncias.

Veja Também