Desenvolvido pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), o Programa Escola Água Cidadã (Peac) inicia, neste sábado (25), atividades com foco na conscientização do processo de tratamento de água. O trabalho, que vai se estender pela próxima semana, começará o ano com turmas da rede municipal de ensino, da especialização em controle ambiental do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e da Universidade Federal de Catalão (UFCAT). Os estudantes conhecerão as estações de tratamento de água (ETA) Capim Branco e Bom Jardim, além da Fazendinha.
Jogos e visitas guiadas são algumas das ações realizadas pelo Peac. No último ano, o programa viabilizou 144 visitas na ETA Capim Branco e cinco na ETA Bom Jardim. Cada roteiro é adaptado para atender os mais diversos grupos, de acordo com a faixa etária e interesse, como explica a supervisora do programa, Priscilla Petrocelli.
“Temos material com ilustrações para o público infantil e um para o público técnico com termos da área”, diz Priscilla.
Já as palestras tratam de pontos importantes da educação ambiental. A agenda da semana conta também com palestras no Colégio Marista, que vão falar sobre a história do saneamento em Uberlândia.
Peac
O Programa Escola Água Cidadã integra as ações do pilar de sustentabilidade do Dmae. Em 2022, o Peac atendeu 37.795 pessoas em 715 atividades presenciais. A iniciativa começou em 2003, destacando as ações contra o desperdício de água e foi regulamentada em 2015. Na pandemia, levou o projeto Educação Virtual às casas e retornou às atividades presenciais em setembro de 2021. Até o ano passado, cerca de 360 mil pessoas já haviam recebido alguma ação educativa do Peac, uma iniciativa essencial diante dos problemas que o mundo enfrenta, como poluição ambiental, mudanças climáticas e desperdício de água e energia.
Para agendar visitas ou participar das atividades do Peac, as escolas e instituições podem entrar em contato pelo telefone 3233-2567 ou pelo e-mail: escolaaguacidada@uberlandia.mg.gov.br