O Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) – associação parceria da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube – teve 24 paratletas e 5 integrantes da equipe de apoio (inclusive três treinadores da Futel) convocados para participar da 1ª Fase Nacional de Halterofilismo, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, entre sexta-feira (3) e domingo (5). Também estará no evento a paratleta Tayana Medeiros, da equipe Praia Clube/Futel.
De acordo com o treinador Weverton Santos, profissional de educação física da Futel, o evento é uma importante preparação para competições que acontecem ao longo deste e do próximo ano. “Estamos em um momento decisivo, em que os paratletas têm buscado superar as próprias marcas para garantir vagas em importantes competições, com destaque para o Mundial de Halterofilismo (em agosto), os Jogos Parapan-Americanos do Chile (no fim do ano) e os Jogos Paralímpicos de Paris (em 2024)”, ressaltou.
“Muitos dos nossos paratletas têm boas chances de conquistar vagas para essas competições, pois vivem um excelente momento e estão bastante focados nos treinos”, destacou.
Resultados recentes
Atualmente, Uberlândia está entre as principais potências do halterofilismo brasileiro. Somente no ano passado, 34 paratletas de equipes parceiras da Futel somaram 128 medalhas em importantes competições nacionais e internacionais, com destaque para as 40 medalhas (23 de ouro, 11 de prata e 6 de bronze) no Regional Open das Américas de Halterofilismo, nos Estados Unidos, e as 11 medalhas (6 de ouro, 2 de prata e 3 de bronze) na Copa do Mundo de Halterofilismo, em Dubai, nos Emirados Árabes.
Os resultados têm ligação direta com o trabalho desenvolvido pela Futel, que disponibiliza aos paratletas a estrutura do Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob gestão do Município) para treinamento, além de fornecer profissionais de educação física para acompanhá-los em treinos e provas.