Notícias

PPP da Prefeitura leva iluminação de destaque para a Praça da Bíblia

Cinco pontos históricos da cidade já foram contemplados desde fevereiro, com a distribuição de mais de 100 pontos de luminárias ornamentais e com led
3 de março de 2023
Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

Com o objetivo de oferecer mais segurança à população e potencializar o desenvolvimento do comércio e turismo, a Prefeitura de Uberlândia tem avançado, semana a semana, na instalação de iluminação de destaque em espaços públicos, como praças e prédios históricos. A iluminação de destaque, viabilizada por meio de parceria público-privada firmada com a empresa Engie, corresponde à implementação de luminárias ornamentais com lâmpadas de led.

Nesta sexta-feira (3), por exemplo, 37 pontos de destaque começaram a ser instalados na Praça da Bíblia. Recentemente, outros 164 foram concluídos em cinco lugares históricos do município: Mercado Municipal, Centro Municipal de Cultura, Igreja do Rosário e as praças Jacy de Assis, Clarimundo Carneiro, Tubal Vilela e Rui Barbosa.   

Somados às substituições dos já existentes, a iluminação ornamental com led chegará à marca de 190 pontos modernizados.

“A iluminação de destaque tem o objetivo de potencializar e valorizar ainda mais os detalhes e as riquezas arquitetônicas e naturais de cada um desses espaços, além de melhorar a iluminação para quem usufrui dessas estruturas”, destacou a secretária de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Larissa Espíndula.

<strong>PPP da Prefeitura leva iluminação de destaque para a Praça da Bíblia</strong> 1
Araípedes Luz/Secretaria de Governo e Comunicação-PMU

Na atual fase do projeto, sete dos 12 equipamentos públicos previstos para o recebimento da iluminação de destaque devem ser contemplados até o final de março com novos postes de aço e luminárias ornamentais com lâmpadas de led.

Em breve, outros espaços de igual relevância pública também serão inseridos nas melhorias, sendo eles o complexo do Parque do Sabiá, Casa da Cultura, Teatro Municipal, Escola Estadual de Uberlândia (Museu) e Elevado da avenida João Naves de Ávila. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos está à frente desta demanda.

Importante dizer que as melhorias viabilizadas pela iluminação de destaque possibilitarão maior eficiência energética e, com isso, redução superior a 55% do consumo de energia nos locais atendidos. Além da economia proporcionada pela troca das luminárias, outro ganho relevante compete à vida útil das iluminações artificiais. As usuais possuem durabilidade média de 30 mil horas, já as novas têm duração prevista de 102 mil horas, o equivalente a 4.250 dias de ligação ininterrupta, trazendo melhoria na gestão dos recursos públicos e alavancando os benefícios ao meio ambiente.

Veja Também