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Prefeitura implanta uso de notebooks educacionais em salas de aula

Chromebooks agora são realidade no processo municipal de ensino e aprendizagem
3 de março de 2023

A aula de hoje, sexta-feira (2), foi inovadora para 22 alunos do nono ano da Escola Municipal Professor Leôncio do Carmo Chaves, no bairro Planalto. Eles foram os primeiros a utilizar os novos notebooks educacionais, os Chromebooks, adquiridos pela Prefeitura de Uberlândia para as suas 55 escolas de ensino fundamental. Com a implantação de mais esta tecnologia digital no seu contexto educacional, a Prefeitura de Uberlândia, mais uma vez, implanta mudanças e ganhos significativos e positivos no seu processo de ensino e aprendizagem.

“Com a aquisição dos Chromebooks, é possível que os estudantes adquiram diferentes habilidades e os professores utilizem ferramentas mais dinâmicas e modernas. Isto torna o processo mais atraente principalmente para os alunos”, disse a assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Carla Barbosa.

A assessora destacou que muitos alunos já utilizam a informática no seu dia a dia e agora o benefício será uma realidade para todos que terão acesso ao recurso, ampliando assim o conhecimento oferecido e o atendimento das necessidades educacionais. “Como o armazenamento de todo o material é em nuvem, criamos e-mails para os alunos e os professores acessarem os conteúdos também fora da escola, em computadores pessoais”, explicou.

Araípedes Luz – Secom/PMU

Para realizar esta inovação, a Prefeitura adquiriu 2.750 Chromebooks, investindo mais de R$ 7,5 milhões. A metodologia utilizada nas escolas é a de laboratórios móveis, que consiste em levar os notebooks educacionais para as salas de aula no momento da utilização. Para cada escola, foi definido uma quantidade de equipamentos. A implantação dos Chromebooks nas escolas de ensino fundamental também está em consonância com a BNCC da Computação, um complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento normatiza e define a utilização e o ensino da computação na educação básica nacional.

“Eu realmente achei maravilhoso. Algo que eu sempre apoiei é a implantação de tecnologias nas escolas. Com estes equipamentos sendo usados durante as aulas, muitos alunos vão ter contato com a tecnologia pela primeira vez e todos vão aprender, vai ser um grande auxílio”, disse a estudante da escola Professor Leôncio, Rebeca Peres Ferreira, de 14 anos.

Araípedes Luz – Secom/PMU

 A aula inaugural do recurso na escola Professor Leôncio foi ministrada pelo professor de história, Ricardo Dornelas. Segundo ele, a implantação dos Chromebooks também é importante para os profissionais do magistério. “Introduz uma nova realidade na sala de aula que facilita e dinamiza o nosso trabalho. Desta forma podemos oferecer aulas mais atraentes e dinâmicas para os alunos, com uso de recursos como exibição de vídeos, gráficos e tanto outros”, destacou. Durante a aula, o professor realizou uma tarefa sobre Imperialismo e a Primeira Guerra Mundial, que contou com texto, questões e mapa.

Evolução do Digitando o Futuro

Os Chromebooks, também chamados de laboratórios móveis nas escolas, também estão reformulando o Digitando o Futuro, que até o momento contava com laboratórios fixos. O programa foi implantado pelo prefeito Odelmo Leão, durante o seu primeiro mandato, no ano de 2007. Inicialmente, o Digitando o Futuro promovia a inclusão social, via inclusão digital, através da implantação de laboratórios de informática nas escolas municipais de ensino fundamental, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) e na Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitscheck.

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