Uberlândia segue como um dos mercados mais promissores para negócios no país. Segundo pesquisa encomendada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba Networking (Sinduscon-TAP) à Brain Inteligência Estratégica, a cidade é um dos destaques das regiões Sudeste e Sul na venda de imóveis verticais nos últimos dois anos. O ranking foi divulgado na semana passada, durante evento organizado pela Sinduscon e exclusivo para o setor da construção civil, e tem como base dados de 2021 e 2022 da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).
Com 12.241 apartamentos vendidos entre 2021 e 2022, Uberlândia está à frente da capital mineira, Belo Horizonte, e de cidades como Sorocaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Piracicaba (SP), São José do Rio Preto (SP) e Londrina (PR). No último ano, o 2º maior município de Minas Gerais está entre os poucos mercados imobiliários do país que registraram aumento significativo no volume comercializado nesse segmento em relação a 2021.
“O ano de 2021 já havia sido muito bom, mas o que a gente vê é que, em 2022, Uberlândia superou o bom desempenho, comercializando cerca de 1.500 unidades a mais e indo na contramão de outras cidades brasileiras, que tiveram queda ou um resultado estável”, avaliou o sócio consultor da Brain, Guilherme Werner.
O avanço apontado pela pesquisa Sinduscon-TAP/Brain acompanha o fortalecimento da economia de Uberlândia, que tem encontrado um importante estímulo nas políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Uberlândia, sob gestão do prefeito Odelmo Leão. “No meu retorno à gestão de Uberlândia, eu assumi um compromisso trabalhar muito para reconstruir nossa cidade e resgatar a credibilidade que o município historicamente sempre teve diante da população e dos empresários. E uma das frentes que trabalhamos foi na modernização e desburocratização do Executivo, pois, quando não podemos muito, temos de ser facilitadores. Portanto, esse é mais um resultado que indica que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito.
Além dos investimentos na infraestrutura da cidade (mobilidade urbana, saúde, educação, social), capacitação do mercado de trabalho e suporte aos diversos atores econômicos, a gestão municipal também tem feito um trabalho de modernização do serviço público, oferecendo agilidade e eficiência no atendimento à população, o que inclui os processos que viabilizam a execução de projetos imobiliários.
Com o sistema online “Alvará num Clique”, a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (Seplan) chegou a bater recorde em setembro de 2021 na concessão de licença para construções na cidade, com o melhor resultado em três anos. Em 2022, dez novos loteamentos foram aprovados na cidade e mais de 3 mil alvarás de construção foram aprovados.
Criado com foco em solicitações envolvendo imóveis unifamiliares, o Alvará Ligeiro foi ampliado no final de 2022, contemplando também empreendimentos multifamiliares horizontais, compostos de até três unidades. A possibilidade de o empreendedor revalidar por até duas vezes o alvará de construção, independentemente do estágio da obra, e a autorização para atualizar projetos aprovados conforme alterações feitas durante a execução são outras melhorias na legislação municipal que contribuem com a viabilidade econômica no setor imobiliário local.