Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, nesta quarta-feira (8), a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) demonstra, a partir de levantamento feito em todos os seus núcleos e poliesportivos, que as mulheres são maioria em diversas atividades de iniciação esportiva, alto rendimento e qualidade de vida oferecidas gratuitamente pela fundação.
No total, são 6.607 mulheres – número que representa cerca 40% do total de alunos matriculados atualmente (16,5 mil) – sendo 4.650 acima dos 17 anos, 1.094 de 11 a 16 anos e 863 de 6 a 10 anos. O levantamento demonstra que entre as modalidades em que as mulheres são maioria estão a hidroginástica (1.170), a natação (919), o vôlei (682), a ginástica funcional (588 alunas) e a ginástica artística (234).
Nos últimos anos, no entanto, o trabalho desenvolvido pela Futel tem contribuído para que também cresça o número de alunas em modalidades que antes eram praticadas predominantemente pelo público masculino. É o caso do judô (131 alunas), do futebol (107), do karatê (82) e do futsal (77).
Além disso, a prática de atividades físicas tem unido cada vez mais mães e filhas. “Quando minha filha, Eloah Beatriz, resolveu fazer iniciação esportiva em Karatê no Poliesportivo São Jorge eu apoiei e, após algum tempo, também comecei a frequentar as aulas. A modalidade nos aproximou ainda mais e nos proporcionou muitos benefícios, tanto para a saúde física quanto para a saúde mental”, destacou a dona de casa Hosana Fonseca.
Paradesporto
No paradesporto, em modalidades oferecidas pelas entidades parcerias Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), as mulheres também fazem a diferença: são 19 no atletismo, 16 no halterofilismo, 9 na natação e 1 na bocha.
Aos 19 anos, a halterofilista Lara Lima é uma das pessoas que teve a vida transformada pelo paradesporto. Hoje ela está entre as principais halterofilistas do mundo em sua faixa etária e soma importantes conquistas nacionais e internacionais. “O halterofilismo mudou a minha vida em muitos sentidos e tenho grande orgulho em ser mulher e uma paratleta capaz de superar meus próprios limites a cada dia”, disse.
Parcerias no alto rendimento
A Futel também mantém parcerias no alto rendimento, responsáveis por importantes conquistas no esporte feminino. A equipe de futsal adulto Futel/Praia Clube, por exemplo, vive um excelente momento e alcançou, em 2022, excelentes resultados, como o segundo lugar no Campeonato Estadual de Futsal Feminino e o terceiro lugar no Campeonato Mineiro de Futsal Feminino do Interior, além de garantir uma vaga na disputa da Copa do Brasil de Futsal Feminino em 2023.
Já no futebol de campo, uma das novidades de 2022 foi a criação da equipe feminina por meio de uma parceria entre a Futel e o Uberlândia Esporte Clube (UEC). O time já teve um excelente começo, ao ser campeão do Campeonato Mineiro de Futebol Feminino do Interior e alcançar a quarta colocação no Campeonato Mineiro de Futebol Feminino, o que garantiu ao time a classificação para o Campeonato Brasileiro – Série A3.
“As mulheres desempenham papéis de destaque em toda a sociedade e no esporte, obviamente, isso não é diferente. A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, exerce um importante papel nesse contexto, ao proporcionar gratuitamente diversas oportunidades para que crianças, adolescentes e adultas pratiquem atividades na iniciação esportiva, qualidade de vida e alto rendimento, nas mais diversas modalidades”, completou o diretor-geral da Futel, Edson Zanatta.